Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Amaranto, alimento que ajuda a saúde

Rede Rural - 13 de outubro de 2004 - 06:35

Nos últimos anos, o cultivo do amaranto, planta originária do Peru, tem sido intensamente estudado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa. Agora se descobre que sua semente pode se tornar uma importante fonte de proteínas, cálcio e zinco na alimentação, além de contribuir para a redução dos níveis de colesterol.

Pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP reduziram o colesterol de animais de laboratório utilizando as sementes dessa planta. Agora estão desenvolvendo sua aplicação em barras e multimisturas de cereais, pães, bolachas e saladas.

De acordo com o professor José Alfredo Gomes Arêas, coordenador do Laboratório de Bioquímica e Propriedades Funcionais dos Alimentos da FSP, o amaranto apresenta grande potencial nutritivo. "A semente possui cerca de 15% de proteínas, que têm uma qualidade biológica comparável à do leite e superior à de outros vegetais, como a soja e o feijão", afirma. "O amaranto também é rico em fibras e pode ser utilizado como fonte de zinco, fósforo e cálcio, elemento pouco encontrado em vegetais."




SIGA-NOS NO Google News