Cassilândia, Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017

Últimas Notícias

08/10/2007 18:00

Amanhã: Dia Mundial dos Correios

Eber Benjamin Santos de Arruda

Nesta terça-feira (9), em todo o mundo será comemorado o Dia Mundial dos Correios, data em que foi fundada a União Postal Universal (UPU), entidade que congrega correios de 191 países.

A UPU foi criada em Berna, Suíça, em 1874. Tem como missão integrar mundialmente os serviços postais e facilitar a comunicação entre os países associados, sem interferir nas políticas próprias de entrega dentro de cada Estado-membro. A entidade já foi dirigida por um brasileiro, o ex-presidente dos Correios Adwaldo Cardoso Botto de Barros, que atuou como Diretor Geral da UPU entre 1985 e 1995.

Faz parte das comemorações de aniversário a premiação do Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela UPU e os correios filiados desde 1972 e que tem como público-alvo estudantes de até 15 anos. Ele visa, além da integração internacional, desenvolver a habilidade de composição entre os jovens e aprimorar a comunicação por meio da escrita.

Em 2007, a vencedora da fase nacional da 36ª edição do concurso foi a aluna Catarina Cabral Rocha, de 13 anos, que cursa a 7ª série do ensino fundamental da Escola Sagrado Coração de Jesus de Teresina (PI).

O tema deste ano foi: "Imagine que você é um animal selvagem cujo habitat está ameaçado pelas mudanças do clima e do meio ambiente. Escreva uma carta aos habitantes do planeta para explicar-lhes o que fazer para ajudá-lo a sobreviver".

A estudante vai ganhar dos Correios um computador e uma impressora, além de troféu e diploma oferecidos, que serão entregues na próxima terça-feira (9), às 10h, em cerimônia que acontecerá no auditório do Edifício-Sede dos Correios em Brasília.

Correios do Brasil

O marco inicial do serviço de correio no Brasil foi a carta de Pero Vaz de Caminha para o rei de Portugal, em 1500, dando notícias das terras brasileiras. Em 25 de janeiro de 1663, foi criado o Correio-Mor do Brasil, para comunicação com Portugal. Após a chegada da Família Real, no século 19, o serviço de correio passou a operar de forma mais estruturada, melhorando o seu desempenho no País.

Hoje, os Correios estão presentes nos 5.564 municípios do Brasil e entregam, diariamente, cerca de 32 milhões de objetos entre cartas, telegramas e encomendas. Em 2006, foram 8,6 bilhões de objetos e em 2005, 8,2 bilhões.

Para realizar a entrega dessa carga com rapidez, segurança e regularidade a aproximadamente 40 milhões de domicílios, os Correios contam com um efetivo superior a 108 mil empregados, dos quais 52 mil carteiros, e a maior estrutura logística nacional, composta por 1.010 unidades de tratamento e distribuição, 5.603 veículos, 14.645 motos, 22.775 bicicletas e 22 linhas aéreas noturnas, para remessas urgentes. O atendimento ao público é garantido por uma capilarizada rede de atendimento que inclui 12.339 agências, uma agência virtual na internet (no site www.correios.com.br), 11.447 pontos de vendas de produtos e 26.139 caixas de coleta.

Os Correios encerraram 2006 com uma receita total de R$ 9,65 bilhões. O lucro líquido foi de R$ 526,9 milhões. Em decorrência do padrão de qualidade dos serviços prestados à sociedade, há vários anos a empresa é apontada, em pesquisas realizadas por institutos de renome, como a instituição de maior credibilidade junto à população.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 21 de Novembro de 2017
Segunda, 20 de Novembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)