Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

08/10/2007 18:00

Amanhã: Dia Mundial dos Correios

Eber Benjamin Santos de Arruda

Nesta terça-feira (9), em todo o mundo será comemorado o Dia Mundial dos Correios, data em que foi fundada a União Postal Universal (UPU), entidade que congrega correios de 191 países.

A UPU foi criada em Berna, Suíça, em 1874. Tem como missão integrar mundialmente os serviços postais e facilitar a comunicação entre os países associados, sem interferir nas políticas próprias de entrega dentro de cada Estado-membro. A entidade já foi dirigida por um brasileiro, o ex-presidente dos Correios Adwaldo Cardoso Botto de Barros, que atuou como Diretor Geral da UPU entre 1985 e 1995.

Faz parte das comemorações de aniversário a premiação do Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela UPU e os correios filiados desde 1972 e que tem como público-alvo estudantes de até 15 anos. Ele visa, além da integração internacional, desenvolver a habilidade de composição entre os jovens e aprimorar a comunicação por meio da escrita.

Em 2007, a vencedora da fase nacional da 36ª edição do concurso foi a aluna Catarina Cabral Rocha, de 13 anos, que cursa a 7ª série do ensino fundamental da Escola Sagrado Coração de Jesus de Teresina (PI).

O tema deste ano foi: "Imagine que você é um animal selvagem cujo habitat está ameaçado pelas mudanças do clima e do meio ambiente. Escreva uma carta aos habitantes do planeta para explicar-lhes o que fazer para ajudá-lo a sobreviver".

A estudante vai ganhar dos Correios um computador e uma impressora, além de troféu e diploma oferecidos, que serão entregues na próxima terça-feira (9), às 10h, em cerimônia que acontecerá no auditório do Edifício-Sede dos Correios em Brasília.

Correios do Brasil

O marco inicial do serviço de correio no Brasil foi a carta de Pero Vaz de Caminha para o rei de Portugal, em 1500, dando notícias das terras brasileiras. Em 25 de janeiro de 1663, foi criado o Correio-Mor do Brasil, para comunicação com Portugal. Após a chegada da Família Real, no século 19, o serviço de correio passou a operar de forma mais estruturada, melhorando o seu desempenho no País.

Hoje, os Correios estão presentes nos 5.564 municípios do Brasil e entregam, diariamente, cerca de 32 milhões de objetos entre cartas, telegramas e encomendas. Em 2006, foram 8,6 bilhões de objetos e em 2005, 8,2 bilhões.

Para realizar a entrega dessa carga com rapidez, segurança e regularidade a aproximadamente 40 milhões de domicílios, os Correios contam com um efetivo superior a 108 mil empregados, dos quais 52 mil carteiros, e a maior estrutura logística nacional, composta por 1.010 unidades de tratamento e distribuição, 5.603 veículos, 14.645 motos, 22.775 bicicletas e 22 linhas aéreas noturnas, para remessas urgentes. O atendimento ao público é garantido por uma capilarizada rede de atendimento que inclui 12.339 agências, uma agência virtual na internet (no site www.correios.com.br), 11.447 pontos de vendas de produtos e 26.139 caixas de coleta.

Os Correios encerraram 2006 com uma receita total de R$ 9,65 bilhões. O lucro líquido foi de R$ 526,9 milhões. Em decorrência do padrão de qualidade dos serviços prestados à sociedade, há vários anos a empresa é apontada, em pesquisas realizadas por institutos de renome, como a instituição de maior credibilidade junto à população.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)