Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Alzheimer: Estudo afirma que a doença pode ser combatida

Agência do Rádio - 06 de setembro de 2006 - 08:07

Uma pesquisa chinesa revela que sucos de frutas e de vegetais podem reduzir drasticamente a chance de desenvolver a doença de Alzheimer. Segundo o estudo, o segredo está nos polifenóis, poderosos antioxidantes encontrados na casca dos alimentos. Cerca de dois mil voluntários tomaram os sucos durante dez anos. O risco de desenvolver a doença foi reduzido em 76% nas pessoas que tomavam o suco mais de três vezes por semana em comparação com aquelas que o ingeriam menos de uma vez na semana. Para o geriatra Paulo Renato Canineu, que também é vice-presidente da Associação Brasileira de Alzheimer, do ponto de vista clínico é difícil avaliar o benefício dessa e de outras pesquisas para o paciente. No entanto, ele explica como algumas substâncias podem ajudar na luta contra o Alzheimer.

"Alguns elementos da natureza, alguns elementos da alimentação, algumas vitaminas, os polifenóis e outras substâncias agem nesse processo de evitar a morte celular pelo combate do excesso de radicais livres."

O mal de Alzheimer é uma doença degenerativa que compromete o cérebro, causando a perda gradual da memória, o declínio da capacidade de desempenhar tarefas do cotidiano, a diminuição do senso crítico, a falta de orientação no tempo e no espaço, a mudança de personalidade, além da dificuldade no aprendizado e na comunicação.

De Brasília, Eline Santos

SIGA-NOS NO Google News