Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

01/11/2004 14:21

Alunos serão escolhidos para intercâmbio

Agência Popular

Dois alunos de escolas estaduais de Mato Grosso do Sul farão parte do seleto grupo de 20 estudantes e três professores, escolhidos em todo o Brasil, para participar do programa de intercâmbio Jovens Embaixadores. O resultado foi divulgado pela Embaixada Americana, patrocinadora da iniciativa. Mato Grosso do Sul teve mais de 247 inscritos, entre alunos, e 51, entre professores.

Depois de análises curriculares, avaliações de escrita e oral para testar a fluência no inglês, e de visitas para verificar se há boa convivência familiar e comprovar o baixo poder aquisitivo dos alunos, foram escolhidos Clealdon Alves de Assis Júnior, aluno do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Dóris Mendes Trindade, de Aquidauana, e Érika de Cristo Barreto, estudante do 3º ano do ensino médio da escola estadual Austrilio Capilé Castro, de Nova Andradina.

A presidente da comissão de seleção da Secretaria de Estado de Educação (SED), Maria Solange de Carvalho e Carvalho, informa que a equipe responsável pelo programa na Embaixada Americana, em Brasília, parabenizou Mato Grosso do Sul por ter dois representantes entre os selecionados. “Houve estado que não teve nenhum finalista”, explica.

Os jovens embarcam na primeira semana de janeiro de 2005 para Washington, onde permanecem por uma semana com todos os outros selecionados do País, visitando monumentos, prédios, escolas e representações da comunidade. A viagem se estenderá até o dia 24 e, na segunda semana, cada aluno será encaminhado a uma família de classe média para um intercâmbio de convivência. Érika, uma das estudantes selecionadas para o intercâmbio, espera aprender muito com a cultura norte-americana e com as pessoas que irão acolhê-la no país.


Troca - Os estudantes e professores brasileiros também freqüentarão aulas em escolas públicas do ensino médio. “É Nesse período que eles realmente irão atuar como embaixadores porque levarão informações sobre o Brasil, o Estado e o município onde moram”, explica a presidente Maria Solange.

Outro sul-mato-grossense selecionado, Clealdon, pretende levar informações sobre o trabalho voluntário que ele faz, dando aulas de reforço de inglês na escola. “Nós aprendemos muito nos dedicando a alguém em um trabalho voluntário. Hoje posso estar ajudando uma pessoa, mas um dia pode ser que eu precise de ajuda”, destaca o aluno.


Documentação - De acordo com a técnica da SED, a partir de agora os alunos sul-mato-grossenses selecionados prepararão os documentos necessários para a viagem, sob orientação da secretaria e da Embaixada Americana. A recomendação para os estudantes é que, enquanto a documentação estiver sendo preparada, eles estudem mais o inglês, pois quando forem visitar escolas públicas norte-americanas, precisarão estar com os conhecimentos da língua bastante apurados para deixar o maior nível de informação possível sobre o Brasil.

A seleção para participar do programa foi rigorosa. De 247 inscrições de alunos, 42 foram selecionados para a prova escrita e, destes, apenas 12 foram avaliados oralmente. Dos 12, três – um de Campo Grande, um de Aquidauana e outro de Nova Andradina – foram selecionados.

Os critérios da Embaixada Americana para definir os participantes do projeto foram avaliados a partir da cópia dos documentos pessoais, fotografia, relatório da visita domiciliar, prova escrita e relatório da prova oral.

No caso dos alunos, entre os requisitos que deveriam ser atendidos, estão a obrigatoriedade de estudar em escola pública ou privada – com bolsa por motivo econômico – e prestação de serviço voluntário. Já o professor, precisava atuar em sala de aula, ter prestado serviço voluntário e nunca ter viajado para o exterior.

Vivian de Castro Alves - SED

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)