Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Alunos que não fizeram Enade devem justificar ausência

Dourados News - 07 de dezembro de 2004 - 14:39

Os alunos que foram selecionados para fazer a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e não compareceram no dia da avaliação devem justificar a ausência.

Segundo o coordenador do Enade, Amir Limana, a presença no exame é considerada um componente curricular como uma disciplina. "Se aluno faltou ao Enade e não justificou sua ausência, não poderá se graduar pois vai ficar devendo isso à instituição de ensino", declarou. De acordo com o coordenador, 9% dos alunos selecionados para o Enade não realizaram a prova.

O Enade, exame que substitui o Provão, foi aplicado pela primeira vez no dia 7 de novembro. Para fazer a prova, foram escolhidos por amostragem 95.766 alunos que estão ingressando na faculdade e 59.888 estudantes em fase de conclusão do curso superior.

O exame é uma das etapas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As áreas avaliadas foram Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia.

Limana ressalta que o aluno pode fazer um processo judicial que justifique sua ausência e enviar ao Enade. A outra alternativa é esperar três anos - prazo para um curso ser reavaliado - para fazer a prova. Se optar pelo processo, o aluno deve enviar a documentação para a Diretoria de Estatística e Avaliação da Educação Superior (Daes) onde uma comissão do Ministério da Educação (MEC) vai avaliar se dispensa ou não o aluno da obrigatoriedade de fazer a prova.

SIGA-NOS NO Google News