Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Alunos de todo o país disputam medalhas em Olimpíada

Stênio Ribeiro/ABr - 01 de novembro de 2008 - 16:24

Brasília - A Olimpíada Brasileira de Física deste ano chega ao final hoje (1º) com 1.378 alunos do ensino médio e fundamental de todo o país disputando medalhas de ouro, prata e bronze, em Brasília. O objetivo deles é poder representar o Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Física, no México, em julho de 2009, e no Chile, um ano depois.

Neste sábado ocorre a terceira e última fase do certame brasileiro, com prova experimental pela manhã e prova teórica no período da tarde. Exigências que vão definir os melhores estudantes de física em 2008, de acordo com o coordenador da seção de São Paulo na Olimpíada, professor Euclides Marega Júnior, em entrevista à Rádio Nacional

Ele revelou que a Olimpíada de Física tem aumentado os índices de participação de alunos a cada ano. Tanto que cerca de 200 mil alunos do ensino público e particular se inscreveram para a primeira etapa. Mas a seleção rigorosa deixou pouco mais de 0,5% dos inscritos para a etapa final. Tal rigor tem uma vantagem, segundo Marega: garantir boa representação do Brasil lá fora.

Essa representatividade foi evidenciada, assinalou ele, no início do mês passado, quando três alunos brasileiros ganharam medalhas de ouro em suas respectivas categorias, na Olimpíada Ibero-Americana de Física, realizada no México, com participação dos países latino-americanos, mais Espanha e Portugal. Um quarto aluno trouxe ainda uma medalha de prata.

Fato curioso, de acordo com o professor, é que o vencedor geral do torneio foi uma menina brasileira, quando se sabe que tradicionalmente as mulheres não têm grande participação na área de ciências exatas.



SIGA-NOS NO Google News