Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Alunos de Nova Andradina recebem prêmios do TCE

Luis Junot - 24 de novembro de 2006 - 19:57

Durante a solenidade de premiação dos alunos vencedores de mais uma etapa do Concurso de Redação, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/MS), o vice-prefeito de Nova Andradina, Helder Faria afirmou que o projeto “TCE na Escola” ajuda a formar cidadãos mais conscientes e preparar os futuros gestores públicos. “Os municípios, a região, o Estado e o País é quem saem mais valorizados com o conhecimento adquirido pelos jovens através desse projeto”, destacou.

Representando o presidente do TCE/MS, o conselheiro Augusto Maurício da Cunha e Menezes Wanderley fez um balanço do projeto. De acordo com ele, na primeira fase do Concurso foi distribuído material didático para quase 10 mil alunos de 156 escolas da capital. Nesta fase o concurso contou com a participação de 42 escolas da rede municipal de ensino, com 2,5 mil redações e de 24 escolas da rede estadual na Capital, com 2,7 mil redações apresentadas, totalizando 66 escolas e 5,2 mil redações elaboradas, o que representa a participação de mais da metade dos alunos matriculados na oitava série.

A segunda fase, lançada em 30 de março 2006, incluiu a participação de todos os 77 municípios do Estado. No total, foi distribuído material educativo para 34 mil estudantes de 425 escolas públicas, sendo 24 mil estudantes de escolas do interior e 10 mil da capital do Estado, representando um importante público para a divulgação da importância dos Tribunais de Contas.

“Somos imensamente gratos, portanto aos nossos parceiros nesse projeto, no caso os prefeitos municipais e os secretários de educação do Estado e dos municípios, que abriram as portas das escolas públicas ao Tribunal de Contas e não mediram esforços em garantir a participação dos jovens neste concurso”, disse o conselheiro.

Ele ressaltou também que o projeto só foi levado adiante graças ao apoio dos diretores, supervisores e orientadores das escolas que mobilizaram os jovens. “A todos, nossos agradecimentos. Este Tribunal avança em seu trabalho, na eficiência e na modernização de suas práticas para se manter em sintonia com esse princípio”, concluiu.

Já o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Adriano Palópoli destacou que ficara muito feliz ao ver um aluno da rede pública vencer um concurso de redação. Ele parabenizou os professores, alunos e ao TCE pelo alcance do projeto. “Trata-se de uma ação moralizadora e de exemplos para a correta aplicação dos recursos públicos, isso é muito dignificante”, disse. Aproximadamente 100 alunos da 8ª série dos 14 municípios da região estiveram presentes, além de diretores, professores, a coordenadora pedagógica da Semec, Lúcia Helena Pires de Araújo e a ouvidora do TCE/MS, Márcia Cristina Kirchesch.

O aluno classificado em primeiro lugar da região foi Leandro Marcon Vargas da Escola Municipal Professor João de Lima Paes, de Nova Andradina que recebeu como prêmio um micro-computador; das mãos do conselheiro Maurício Wanderley e do vice-prefeito. O segundo lugar coube a aluna Josiane da Silva Rodrigues, da Escola Estadual Joaquim Gonçalves Ledo, de Ivinhema que ganhou um discman. O terceiro lugar ficou com o aluno, Célio Jonas Santos, da Escola Estadual Leopoldo Dalmolin de Itaquiraí, que ganhou um aparelho celular pré-pago da Vivo, parceira no projeto desde o seu início, em 2005.

SIGA-NOS NO Google News