Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Alunos brasileiros desenvolvem carro compartilhável não poluente

Agência CNI - 27 de outubro de 2016 - 13:30

Alunos brasileiros desenvolvem carro compartilhável não poluente

Já pensou se você pudesse sair de casa e, numa estação próxima, pegar um carro e, com apenas alguns toques no celular, liberá-lo para dirigir até seu trabalho, ao mercado ou mesmo à praia? E, ao chegar no local desejado, simplesmente estacionasse o veículo em outra estação, sem se preocupar com falta de vagas? É justamente nisso que estão trabalhando alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de diferentes estados.

Seis equipes estão desenvolvendo o chamado Carro Conceito Compartilhável, que será apresentado durante a Olimpíada do Conhecimento 2016, entre os dias 10 e 13 de novembro, em Brasília. O projeto surgiu a partir da atual realidade enfrentada pelo brasileiro. Hoje, o país tem cerca de 43 milhões de veículos, segundo levantamento do Sindicato Nacional de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). Como consequência, os engarrafamentos são cada vez mais frequentes. Pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em 2015 mostra que 39% das pessoas que vivem em cidades com mais de 100 mil habitantes ficam mais de uma hora no trânsito por dia. Desse total, 12% gastam entre duas e três horas e 4% mais de três horas. O estudo foi feito em 142 municípios do país.

A produtividade do trabalhador é afetada diretamente pelo excesso de trânsito. Além dos atrasos, os profissionais chegam cansados ao trabalho e estão mais estressados, influenciados pela dificuldade em encontrar vagas nos estacionamentos. É justamente aí que entra o desafio proposto aos estudantes do SENAI em sua olimpíada de profissões.

COMO FUNCIONA – Cada uma das seis equipes que estão trabalhando no carro conceito - do Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais - é formada por oito estudantes dos cursos do SENAI de Polimecânica, Usinagem CNC, Soldagem, Eletrônica, Controle Industrial, CAD e Manutenção Industrial.

Elas receberam R$ 50 mil cada para desenvolverem um carro não poluente e que possa ser compartilhado. A ideia é que ele funcione como o sistema de aluguel de bicicletas, em que elas estão disponíveis para quem paga uma taxa mensal ou anual e podem ser retiradas em diferentes estações espalhadas pela cidade. Com o dinheiro, foi possível comprar bateria, motor, equipamentos para energia solar, entre outros itens, dependendo do projeto de cada equipe.

Os carros criados pelos alunos do SENAI deverão possuir motor com zero emissão de poluentes, espaço para transportar uma pessoa de até 90 quilos e altura de 1,80m e quatro rodas (por questões de padronização dos projetos). Desde fevereiro, as equipes trabalham no desenvolvimento dos veículos, que serão finalizados e apresentados ao público durante o maior torneio de educação profissional das Américas. Na Olimpíada, os estudantes terão até 20 horas para finalizar seus projetos: peças deverão ser usinadas e passar por ajustes mecânicos, eletrônicos e de sistema de compartilhamento.

Em seguida, serão feitos testes de autonomia, de velocidade (deverão atingir no mínimo 40km/h) e testes de impermeabilidade com um simulador de chuvas. Depois disso, os carros serão avaliados por professores do SENAI e profissionais do setor industrial para decidir o melhor projeto.

“Propusemos essa tarefa pela preocupação com a mobilidade e também com o meio ambiente. A intenção era justamente estimular esses pensamentos nos jovens e que desenvolvessem algo tecnológico que pudesse ser um legado para esses profissionais”, explica Jeferson Tangerino, analista do SENAI.

Características obrigatórias do carro compartilhávelMEIO AMBIENTE - O carro compartilhável já é realidade em algumas cidades do mundo, como em Paris, e até aqui mesmo no Brasil. Em São Paulo, duas empresas atuam no setor há alguns anos com carros comuns. Em Fortaleza, ainda em fase de testes, carros elétricos estão disponíveis para a população em diferentes estações (veja mais detalhes).

Ao incentivar a produção de carros conceito compartilháveis, o SENAI também demonstra sua preocupação em formar profissionais preparados para lidar com questões importantes para a sociedade. Inovação, produtividade e sustentabilidade são caminhos que devem estar sempre conectados, segundo a instituição. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove entre cada dez pessoas no mundo vivem em lugares onde os níveis de qualidade do ar excedem os limites ideais para o organismo. O relatório da organização, divulgado em setembro, aponta os modelos ineficazes de transporte como um dos principais motivos pelos problemas de ar no mundo.

A OLIMPÍADA – A nona edição do evento, entre 10 e 13 de novembro, reunirá 1.200 estudantes em uma estrutura montada ao lado do ginásio Nilson Nelson, em Brasília. Além da competição principal, que contempla sete desafios multidisciplinares, haverá outras provas: desafios individuais, Avaliação Prática do Estudante, Inova SENAI e o Festival SESI de Robótica FLL.

A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas. Realizado de dois em dois anos pelo SENAI e pelo SESI, o torneio testa as habilidades técnicas e pessoais de jovens que fizeram ou estão concluindo cursos técnicos ou de aprendizagem profissional do SENAI ou dos Institutos Federais. Saiba mais sobre o desafio do Carro Conceito Compartilhável no site da Olimpíada! De hoje até o dia 3 de novembro, você conhecerá os outros seis desafios por equipes da OC2016. Acompanhe aqui na Agência CNI de Notícias.

Por Aerton Guimarães
Infografia: Daniel Castro e Marina Severino

SIGA-NOS NO Google News