Cassilândia, Sábado, 25 de Maio de 2019

Últimas Notícias

31/03/2019 13:00

Aluna e professores vencem prêmio nacional de ciências e vão para os EUA

Em maio, a Thailenny e os professores vão representar Mato Grosso do Sul e o Brasil, na International Science and Engineering Fair (Intel Isef), nos Estados Unidos.

G1MS

Uma aluna de uma escola estadual em Campo Grande, conquistou um prêmio nacional de ciências. Thaileny Dantas Rezende, estudou a Leucena (Leucaena leucocephala), uma planta presente em vários terrenos de Campo Grande (MS).

Na pesquisa, ela descobriu que a Leucena é uma planta invasora, e que pode prejudicar a vegetação que nasce em determinado local. O projeto de pesquisa, contou com o apoio de toda comunidade: professores, colegas e os pais se juntaram para conseguir custear a viagem.

Para ir à Febrace, em São Paulo, a equipe ganhou as passagens da Secretaria de Educação, mas o clube de ciências fez até rifa para ajudar com outros custos da viagem. Foi a primeira vez que a Escola Estadual Teotônio Vilela, ganhou o Prêmio Nacional de Ciências.

“Não esperava que teria um reconhecimento em um feira tão importante. É a realização de um sonho”.
Agora, a estudante tem um outro desafio e fora do país. A premiação nacional é também um passaporte pra maior feira de ciências do ensino médio do mundo. Em maio, a Thailenny e os professores vão representar Mato Grosso do Sul e o Brasil, na International Science and Engineering Fair (Intel Isef), nos Estados Unidos.

A planta invasora, de origem mexicana, pode chegar aos cinco metros de altura. Estudos já indicavam que a Leucena poderia influenciar no crescimento de outras plantas por perto, mas desde que entrou par ao ensino médio, Thaileny resolveu descobrir mais detalhes sobre o assunto.

Junto aos professores, a aluna produziu soluções com concentrações de partes diferentes da planta, e aplicou em mudas de outras espécies. Eles até criaram um canteiro no quintal da escola, os testes foram feitos ao longo de dois anos, pra equipe chegar aos resultados.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 25 de Maio de 2019
10:00
Receita do Dia
Sexta, 24 de Maio de 2019
10:00
Receita do Dia
07:20
Atenção motoristas e ciclistas
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)