Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/06/2016 13:44

Alterações no FCO favorecem projetos em MS

Notícias MS

As propostas de alteração nas normas de contratação do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) aprovadas na quinta-feira (23) durante a 6ª reunião do Comitê Técnico do Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Condel/Sudeco) vão favorecer os projetos de expansão da avicultura, suinocultura e de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta em Mato Grosso do Sul.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, que integra o Comitê técnico do Condel, “as medidas que foram aprovadas dão respaldo para o avanço nos financiamentos dos projetos de integração avícola e também de suinocultura no Estado. No âmbito da avicultura, discutimos e aprovamos alterações que foram apresentadas pelo governador Reinaldo Azambuja. Foi uma vitória para a política de expansão do setor de aves em Mato Grosso do Sul”.

A alteração nas normas do FCO que beneficia a avicultura no Estado envolve os projetos de aviários que se enquadram no Convir (convênio de integração rural entre o Banco do Brasil e empresas/cooperativas integradoras das cadeias produtivas agropecuárias). Pela regra atual, o prazo de pagamento dos financiamentos é de seis anos. Com a mudança aprovada, esse período passa para 10 anos. “Temos vários projetos de integração avícola, paralisados. Se o prazo continuar em 6 anos, eles não se viabilizam. Essa alteração é fundamental para a continuidade do projeto de expansão da avicultura no Estado e também vai beneficiar a suinocultura”, lembra Jaime Verruck.

Outra mudança aprovada pelo comitê técnico do Condel envolve os projetos de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). “Nesse caso, a nossa discussão foi para que, no que diz respeito aos itens de reflorestamento, o prazo de financiamento fosse igual ao do setor florestal, que é de 12 anos para pagamento, com a possibilidade de 3 anos de carência. A regra atual estava travando o uso do reflorestamento nos projetos de ILPF e agora equalizamos a norma. Essa mudança é fundamental para Mato Grosso do Sul, pois se encaixa com o programa Terra Boa e também para toda a lógica de sustentabilidade que estamos propondo para o Estado”, informou o secretário.

Outra proposição de destaque refere-se a alterações na assistência mínima global, com recursos do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO), nos municípios classificados como de renda “dinâmica” ou “estagnada” pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). A proposta é majorar a assistência do Fundo, para investimentos iguais ou superiores a R$ 20 milhões, quando a destinação for serviços hospitalares e ambulatoriais.

Todas essas mudanças foram aprovadas por unanimidade pelo Comitê Técnico do Condel e serão submetidas à votação na reunião de governadores do Conselho, que acontecerá no dia 6 de julho e contará com a presença do governador Reinaldo Azambuja. O encontro, que não acontece há oito anos, deverá contar ainda com a presença da Presidência da República, dos ministros da Fazenda, Planejamento, Integração, Turismo, Agricultura e diretoria do Banco do Brasil e Sudeco.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)