Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

05/02/2015 07:56

Alta do diesel deve reajustar preço do frete em até 25% a partir de março

Midiamax

O preço do frete pode ter reajuste de até 25% no próximo mês em Mato Grosso do Sul. A alta é efeito do reajuste de R$ 0,15 por litro de óleo diesel, combustível que movimenta do leite em pó que se compra no supermercado as commodities que sustentam à macroeconomia.

De acordo com o presidente do Setlog (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística), Cláudio Cavol, o frete deve aumentar entre 20% e 25% no transporte de produtos primários, como soja, milho e algodão. “Devido a essa combinação de início da safra e aumento do óleo diesel”, afirma. Outro agravante, no caso da exportação, é que as estradas não podem ser trocadas pelos caminhos das águas, pois a seca no rio Paraná fechou a hidrovia.

E enquanto a maioria se preocupa com o reajuste da gasolina, é a alta do diesel S10 que vai resultar em produtos mais caros na prateleira do supermercado. Conforme Cavol, o frete deve aumentar de 10% a 15% no transporte de produtos supermercadistas.

“Agora começa toda uma negociação de preços com cada cliente de transportadora. Demora de 30 a 40 dias para que seja totalmente virado, vamos dizer assim, a chave de todas as tabelas de frete. Então, até a primeira quinzena de março, com certeza absoluta, os novos preços estarão totalmente em vigor. Isso vai refletir em aumento de preço no transporte de grãos, produtos industrializado, leite em pó, carne, arroz, feijão. 95% dos produtos que a gente compra no supermercado vêm por caminhão”, salienta o presidente do Setlog.

Errôneo – O aumento veio no começo da safra de grãos, quando cresce a demanda pelo transporte rodoviário. “Justamente nesse momento, o governo federal, erroneamente, aumenta o preço do combustível. Essa decisão do governo federal foi justamente no momento em que o preço do petróleo no mercado internacional está mais de 50% mais barato do que estava há oito, nove meses atrás. Não tem porque esse aumento”, avalia Cláudio Cavol. Ele acredita que o aumento da PIS (Programa de Integração Social) e da Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) seja para cobrir rombo na Petrobras.

Protesto – Caminhoneiros fecharam a BR-163, saída para São Paulo, nesta terça-feira. Eles cobram a redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o óleo diesel de 17% para 12%, tabela de padronização do valor do frete, redução do preço do pedágio e mudanças na lei de vistoria veicular. O bloqueio só terminou após o governo estadual agendar reunião com a categoria.

Para o presidente do Setlog, protestos de maior intensidade só deve ser feitos após esgotado o diálogo. “Ainda estamos em fases de estudos, reuniões sobre a taxa de inspeção, redução de ICMS. O Reinaldo Azambuja acabou de começar o governo, faz 30 dias. É de bom senso e coerência tentarmos resolver isso de forma sensata”, afirma Cláudio Cavol.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)