Cassilândia, Terça-feira, 21 de Agosto de 2018

Últimas Notícias

05/02/2018 13:20

Alongamentos antes da corrida: o que não fazer

Ativo.com/ Breno Deolindo
Alongamentos antes da corrida: o que não fazer

Desde as aulas de educação física na escola, aprendemos a fazer alongamentos para, em tese, evitar lesões. Esse pensamento foi difundido no fim da década de 1960, graças ao Dr. Kenneth Cooper, um dos principais entusiastas da atividade física na história. Sem muito embasamento teórico, ele instruía os atletas a sempre alongarem antes dos exercícios. A ideia ganhou tanta popularidade que até hoje muitos de nós fazemos alongamentos antes da corrida.

Essa filosofia durou por muitos anos, e somente depois dos anos 2000 começaram a surgir estudos científicos sobre a eficácia dos alongamentos. Em sua maioria, eles concordavam que não havia influência dessa prática na prevenção de contusões.

Pelo contrário, se feitos da maneira errada, podem até prejudicar o corredor, como explica o treinador Rodrigo Lobo: “Todos os alongamentos, se forem feitos de maneira intensa e prolongada, podem atrapalhar o rendimento na corrida”.

Quando se “puxa”um músculo, a dor sentida é causada pela ruptura das fibras musculares, que estão se adaptando para ficarem mais flexíveis – uma experiência traumática para o corpo -, e estender essas pequenas lesões por muito tempo pode ser prejudicial.

E isso pode ser especialmente perigoso quando fazemos alongamentos antes da corrida, situação em que os músculos são forçados.

Em alguns músculos é necessário ter atenção especial, como os alongamentos que envolvem extensão da perna e flexão da coluna. Segundo Lobo, eles devem ser feitos de maneira gradativa e com o corpo já aquecido, pois são os mais perigosos quando falamos de possíveis problemas musculares.

Ainda assim, os alongamentos podem ser benéficos para corredores. Esse tipo de exercício traz um aumento na flexibilidade, o que faz uma diferença positiva em treinos de alta intensidade, além de auxiliar os atletas que têm restrições de mobilidade. Só não devem ser feitos logo antes dos treinos.

De acordo com Lobo, o certo é alternar os dias de corrida com os de alongamento. Antes de começar a correr, o ideal é fazer um aquecimento leve e dinâmico, preparando o corpo para o resto da atividade física.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 21 de Agosto de 2018
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Segunda, 20 de Agosto de 2018
Domingo, 19 de Agosto de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)