Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

08/02/2016 13:00

Almoço para comemorar dia dos pais pede churrasco

Grupo Oba

O churrasco de fim de semana tornou-se um hábito na vida do brasileiro e é um dos programas favoritos das famílias. Esta é uma ótima opção para o almoço do Dia dos Pais que está se aproximando. Para garantir o sucesso deste encontro, algumas dicas são essenciais. Além dos filhos ao redor da mesa, boas risadas e deliciosas bebidas, carnes de qualidade fazem muita diferença.

Entre os cortes de carne bovina, os mais indicados para churrasco são picanha, fraldinha, lombo, miolo de alcatra, contrafilé e costela. “Em relação à quantidade de gordura, depende do gosto de cada um. Mas uma dica valiosa é que a gordura é muito importante no preparo da carne, pois é ela a responsável por garantir sabor, aroma e aquele brilho especial”, explica a nutricionista do Oba Hortifruti, Daísa Pinhal.

O manuseio e preparo de forma correta das carnes são de extrema importância e influenciam no sabor e textura da carne. O Oba Hortifruti selecionou algumas dicas.

Fatiar: para manter a maciez e não endurecer a carne, fatie sempre no sentido contrário à fibra. Para grelhar, faça pedaços de 3 a 5 cm de altura, aproximadamente.

Gordura: é muito importante para manter a carne macia, por isso jamais retire a gordura antes de preparar o churrasco. Para quem não gosta de consumir a gordura, o ideal é retirá-la depois que a carne estiver assada.

Furos: não fure a carne para colocar o tempero, pois o furo cria canais de vazamentos por onde escorrerá todo o “suco” da carne, deixando-a seca e dura.

Tempero: a carne deve ser temperada quase na hora de ir para a churrasqueira. Para pedaços de 3 a 5 cm, coloque o sal grosso de um lado só, deixe por cerca de 10 minutos, retire todo o sal e, então, leve à grelha. O grande segredo: sal só funciona úmido. Levado à brasa, não terá mais função, além de se tornar uma pedra seca, cair no fogo e estourar. Também pode prejudicar a mordida se ficar grudado (duro) na carne.

As carnes bovinas Oba Reserve, marca própria do Oba Hortifruti, são provenientes de novilhos precoces (entre 15 e 16 meses), o que as tornam saborosas, suculentas e extremamente macias. São especialmente selecionadas para satisfazer paladares exigentes, que sabem apreciar as delícias de uma carne de qualidade. Todos os diferenciais da linha Oba Reserve são resultado de um processo que se inicia na escolha do tipo de animal, neste caso, touros Angus Australianos com características genéticas para precocidade, marmoreio e acabamento de gordura.

Saúde na grelha
Além de ser extremamente saborosa, a carne é rica em saúde. A proteína, por exemplo, ajuda a fortalecer a musculatura do corpo, unhas e cabelos. Já o ferro da carne, ajuda na prevenção da anemia. Além destes, contém ainda as vitaminas A, que combate o envelhecimento e B12, importante na prevenção de problemas cardíacos e derrame cerebral.

Nutricionistas recomendam a ingestão de 2 porções de carne por dia. A Organização Mundial da Saúde sugere o consumo de 300g de carne vermelha por semana. Mas é preciso ter cuidado com os excessos e com as gorduras. O ideal é optar por carnes mais magras, de cortes mais finos. O lombo, por exemplo, é uma ótima opção, já que quase não apresenta gordura.

Vai bem com cerveja
É muito difícil pensar em churrasco e não imaginar uma harmonização perfeita com o sabor especial de uma cerveja. O sommelier do Oba Hortifruti, Marcelo Freitas, selecionou algumas cervejas que combinam com cada tipo de carne.

Carnes com mais gordura: pedem cervejas de médio a mais encorpadas, dos tipos Ale (sabor adocicado, encorpado e frutado) e Stout Porter (escura, com agradável sabor amargo).

Cortes menos gordurosos: requerem cervejas mais leves, do tipo Pilsner – também conhecida como Pilsen, Pilsener, Pils e Plzen (dourada e refrescante, é a mais popular e consumida no mundo) ou Lager (coloração clara e com sabor levemente amargo).

Seja com mais gordura ou com menos gordura, o Oba Reserve conta com a carne apropriada para combinar com os mais variados tipos de cerveja. A linha tem 15 cortes diferenciados, embalados a vácuo e resfriados, tudo isso para levar mais sabor à mesa. O domingo do Dia dos Pais pode ser o momento ideal para descobrir a harmonização perfeita.

Espetinho Oba Reserve
Ingredientes:
. 500g de carne (alcatra ou contrafilé Oba Reserve) cortada em cubos grandes
. 100g de champignon
. Abobrinha, cebola e pimentões (verde, amarelo e vermelho) cortados em cubos e tiras grandes
. Sal, pimenta-do-reino, azeite e ervas a gosto (para tempero)

Modo de preparo:
Primeiro, tempere a carne com pimenta, sal, azeite e ervas (o ideal é deixar a carne temperada meia hora antes de fazer a receita). Depois, utilize palitos de madeira e alterne entre cubo de carne, abobrinha, cebola e pimentões. Com a churrasqueira ou grelha pré-aquecida, comece a dourar os espetinhos, virando de vez em quando para cozinhar uniformemente. Para acompanhar os espetinhos, a sugestão é um saboroso arroz temperado e bem soltinho.

Tomate Cereja com Mozzarela de Búfala
Ingredientes:
. 1 e ½ kg de tomates cereja
. ½ kg de mozzarela de búfala em bolotas

Para o Tempero:
. ½ xícara (chá) de azeite de oliva
. ½ xícara (chá) de vinagre de maçã
. 1 colher (chá) de orégano desidratado

Modo de Preparo:
Lave bem os tomates e corte-os ao meio. Faça o mesmo com as bolotas de mozzarela de búfala. Misture os dois ingredientes numa saladeira e tempere com a mistura azeite, vinagre e orégano.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)