Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Segunda, 18 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Alimentos que aceleram o metabolismo

Gazeta Esportiva - 22 de janeiro de 2017 - 11:00

Todas as atividades realizadas pelo organismo consomem energia . Isso inclui o processo digestivo que pode ser usado a favor para contribuir no emagrecimento.

Alguns alimentos são capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão. Quanto mais difícil for a digestão do alimento maior será seu poder termogênico, e as substancias contidas em certos alimentos tem a capacidade de aumentar a temperatura corporal , ajudando assim na queima de gordura corporal.

Mas, não e porque os termogênicos ajudam a queimar calorias que podem ser consumidos sem restrição. Por acelerarem o funcionamento do organismo podem causar dor de cabeça , irritabilidade , insônia , problemas gastrointestinais. Pessoas com hipertensão e problemas cardíacos não podem abusar , pois alguns alimentos fazem com que o coração trabalhe mais rápido .

Pimenta vermelha: Acredita-se que a capsaicina, principal componente da pimenta vermelha , atue no sistema nervoso simpático aumentando a liberação de catecolaminas (noradrenalina e adrenalina), as quais atuam diminuindo o apetite e, consequentemente, a ingestão de carboidratos, lipidios e proteínas na refeição seguinte.

A pimenta também auxilia no emagrecimento por conta de seu efeito termogênico (aumentando o metabolismo) e por estimular a liberação de endorfina, a qual se tem a sensação de bem-estar e diminui a vontade de comer. A recomendação do consumo é de 3g/dia de pimenta vermelha visando aumentar o metabolismo e favorecer a perda de peso.

Canela: Muitos estudos demonstraram que a canela é um estabilizador do açúcar no sangue. Isso faz dela uma ótima opção não só para diabéticos, como também para pessoas que buscam o emagrecimento.

Quando emagrecemos, nossos corpos convertem carboidratos digeríveis em açúcar no sangue (glicose), nossa principal fonte de energia. Nosso pâncreas cria um hormônio chamado insulina que transporta o açúcar do sangue até nossas células, onde ele é usado como energia. 
Se comemos mais do que o necessário, os níveis de açúcar no sangue crescem, e o pâncreas acelera sua produção, gerando mais e mais insulina. O fluxo de insulina diz ao seu corpo que existe muita energia disponível. Assim que suas necessidades são supridas, a insulina armazena a glicose extra como gordura para usar depois.

Devido ao efeito da canela em controlar o açúcar no sangue, existe menos insulina no sistema, fazendo com que o corpo armazene menos gordura, e por isso é possível afirmar que a canela emagrece, de alguma forma.

Gengibre:as substancias termogênicas como o gingerol contidas no gengibre tem a capacidade de aumentar a temperatura corporal , acelerando o metabolismo e aumentando assim a queima de gordura . o gengibre pode aumentar o gasto calórico em maios de 10%.

Vinagre de maçã: estudo descobriu que consumir uma pequena quantidade de vinagre de maçã antes das refeições reduz picos de açúcar no sangue. Mesmo mecanismo de ação da canela.

Cúrcuma :também conhecida como açafrão da terra,alem de ser um condimento termogênico ainda ajuda a reduzir as inflamações do seu corpo. Estas inflamações podem ser as causas da sua dificuldade para emagrecer . A cúrcuma e responsável por ajudar o fígado , e também reduzir a taxa de armazenamento de gordura nas células do fígado . O consumo ideal da cúrcuma é de ate 3 gramas por dia .

Cravo da índia: o cravo da índia e um excelente antioxidante . é considerado também um termogênico por aumentar o nível de calor corporal , forçando assim a queima de maior de calorias através do metabolismo.

Mas atenção esses alimentos são coadjuvantes no processo de emagrecimento. Dieta e atividade física são fundamentais. Procure sempre orientação nutricional.

Aleksandra Saharovsky é nutricionista clínica e esportiva. Graduada em nutrição pela UNIP, pós graduada em obesidade e emagrecimento e Personal Diet pela Universidade Estácio de Sá. Capacitação em atendimento em transtornos alimentares pelo AMBULIM (Hospital das Clínicas).

SIGA-NOS NO Google News