Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Alimentos podem ser consumidos desde a casca

Grupo Oba - 22 de fevereiro de 2016 - 13:00

Já imaginou consumir a casca da banana? E a semente da abóbora? Também é possível consumir aquela parte branquinha entre a polpa da melancia e a casca. Parece difícil, mas não é. Nestas partes, que normalmente vão para o lixo, é possível encontrar nutrientes e benefícios que o corpo necessita, sem se esquecer do sabor. Aproveitar o alimento de forma integral vai muito além da economia. A equipe de nutrição do Oba Hortifruti selecionou algumas dicas que podem promover o aproveitamento de frutas, legumes e verduras sem se esquecer dos seus benefícios.

A casca da banana, por exemplo, é rica em fibras que garantem o bom funcionamento do intestino e reduzem os níveis de colesterol do organismo. Além disso, a fruta possui um composto chamado triptofano, nutriente que ajuda na produção da serotonina, substância capaz de promover a atividade cerebral, o bom sono e bom humor. A casca pode ser utilizada na produção de um bolo, por exemplo, agregando ainda mais sabor e nutrientes.

Além desta fruta, o maracujá é outro alimento que pode se aproveitar a casca. A farinha da casca do maracujá é excelente aos diabéticos por ser rica em pectina, uma fibra que tira a fome, controla os níveis de açúcar no sangue, facilitando o controle da diabetes e ajudando a emagrecer. A polpa é utilizada para a produção de sucos e a farinha produzida pode ser dissolvida em suco, adicionada ao iogurte, salada ou sopa.

Já com as folhas da beterraba é possível preparar saladas, refogados e outros pratos. Elas são ricas em sais mineiras, como o ferro e o cálcio, além de vitaminas A, C e do complexo B. Nestas folhas, há um composto chamado carotenóide, pigmento natural que ajuda na proteção dos olhos contra o envelhecimento. “Ao consumir as folhas de beterraba, o organismo pode se defender da anemia, além de favorecer contra oxidação e funcionar como laxante e diurético. Também, estimula as funções do fígado e do baço”, ressalta a nutricionista do Oba Hortifruti, Daísa Pinhal.

Outra curiosidade é com as folhas e talos do brócolis. Eles são excelentes fontes de ferro, fibra, cálcio e magnésio. A equipe de nutrição indica colocar estas partes no preparo de alimentos, como arroz, sopa e, até mesmo, molhos brancos, que vão muito bem com uma saborosa massa.

A melancia pode ser consumida além da polpa vermelha. A chamada entrecasca, aquela parte branquinha entre a polpa e a casca, também pode ser aproveitada. Com ela, é possível produzir um saboroso doce, ralando e cozinhando com açúcar. Esta parte da fruta é rica em fibras insolúveis, capazes de auxiliar o intestino a trabalhar melhor.

Outra curiosidade são as sementes da abóbora que podem ser torradas e acrescentadas em pães, sopas, saladas e também servidas como aperitivo. Há diversas opções, como abóbora seca, italiana, brasileira, moranga, cabotiã e mini abóbora. A dica da equipe de nutrição do Oba é moer estas sementes torradas para substituir o sal no tempero de comidas. “Seus benefícios são inúmeros. Com alto teor de fibras, sais minerais e vitaminas, a semente auxilia na saúde do coração, dos olhos e contribui para o sistema imunológico”, destaca a nutricionista.

Salada de folhas de beterraba

Ingredientes:

- Folhas de beterraba

- 1 xícara (café) suco de limão

- Sal a gosto

Em uma panela com bastante água e sal, cozinhe as folhas de beterraba até que estejam macias e escorra-as. Em uma vasilha, coloque o suco de limão e, com um batedor de arame, bata sem parar e acrescente o azeite até incorporar todo o suco. Acerte o sal e a pimenta. Divida as folhas de beterraba em pratos individuais, regue-as com o molho de limão e azeite e sirva.

SIGA-NOS NO Google News