Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

11/02/2016 13:00

Alimentos funcionais podem trazer benefícios ao organismo

Grupo Oba

Além de muito saborosos e bastante nutritivos, os alimentos funcionais contribuem para o crescimento e desenvolvimento do corpo humano. Além disso, protegem contra deficiências nutricionais.Conceito que surgiu no Japão, os alimentos funcionais podem trazer efeitos positivos a todo o organismo. Uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos divulgou que ingerir grandes quantidades de brócolis e couve-flor pode ajudar a prevenir os riscos de se desenvolver um dos tipos de tumores mais temidos pelos homens: o câncer de próstata. “Estes vegetais são ricos em glucosinolatos, que podem gerar no organismo a formação de defesas anticancerígenas”, explica a nutricionista do Oba Hortifruti, Daísa Pinhal.

O brócolis é um destes alimentos funcionais. Rico em diversas substâncias que atuam como antioxidantes, elas são responsáveis pelo combatem aos radicais livres, causador do envelhecimento precoce das células, inclusive da pele. Além disso, possui muitas fibras, boa fonte de cálcio e muitas vitaminas. A equipe de nutrição do Oba Hortifruti orienta que o brócolis deve ser consumido preferencialmente cozido no vapor para evitar a perda de nutrientes. Pode ser utilizado em tortas, saladas, risotos e muitos outros pratos.

A abóbora, outro exemplo de alimento funcional, é rica em caroteno, pigmento que lhe dá a cor alaranjada e é responsável pela vitamina A. Por conter boas quantidades de nutrientes antioxidantes, o consumo pode estar associado a uma redução no risco de certos tipos de câncer, doenças cardiovasculares, derrames e problemas oculares, como a catarata. Pode ser consumida refogada, cozida, em sopas, purês, pães ou doces.

Já a cenoura, possui ação antioxidante que auxilia em diversas funções do organismo, ajudam a proteger a visão, principalmente a visão noturna e a reduzir riscos de doenças oculares relacionadas à idade. Além disso, contribui para intensificar o bronzeado. Excelente fonte de vitamina A, betacaroteno, luteína e zeaxantina, além de cálcio e potássio.

Estes alimentos devem ser consumidos diariamente, de 4 a 5 porções. Cada porção do alimento cozido corresponde a meia xícara de chá. Outros alimentos são considerados funcionais também como morango, maça, mamão, cebola, chia e linhaça. A equipe de nutrição do Oba Hortifruti friza a importância de consumir estes e muitos outros alimentos naturais, priorizando sempre a busca pela qualidade de vida e alimentação saudável, sem se esquecer do sabor e praticidade que o Oba Hortifruti oferece.

Sopa cremosa funcional

Ingredientes:
1 abóbora de pescoço média, descascada, sem as sementes e picada
2 inhames descascados e picados
1 buquê de brócolis pequena
1/2 cebola branca média picadinha
1 dente de alho picado
óleo
sal
salsinha picada
tempero a gosto
azeite extra virgem

Preparo:
Refogue a cebola e o alho no óleo, até dourar, acrescente a abóbora e o inhame, cubra com água, salgue e tempere a gosto. Quando amolecer, processe no liquidificador até virar creme. Volte à panela e se precisar acrescente mais água. Ao ferver, desligue o fogo e acrescente a salsinha picada. Cozinhe o brócolis em água à parte, sem sal para que ele não perca a cor verde vivo (senão ele amarela). Escorra, salgue e regue com azeite extra virgem.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)