Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Alimentos funcionais podem trazer benefícios ao organismo

Grupo Oba - 11 de fevereiro de 2016 - 13:00

Além de muito saborosos e bastante nutritivos, os alimentos funcionais contribuem para o crescimento e desenvolvimento do corpo humano. Além disso, protegem contra deficiências nutricionais.Conceito que surgiu no Japão, os alimentos funcionais podem trazer efeitos positivos a todo o organismo. Uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos divulgou que ingerir grandes quantidades de brócolis e couve-flor pode ajudar a prevenir os riscos de se desenvolver um dos tipos de tumores mais temidos pelos homens: o câncer de próstata. “Estes vegetais são ricos em glucosinolatos, que podem gerar no organismo a formação de defesas anticancerígenas”, explica a nutricionista do Oba Hortifruti, Daísa Pinhal.

O brócolis é um destes alimentos funcionais. Rico em diversas substâncias que atuam como antioxidantes, elas são responsáveis pelo combatem aos radicais livres, causador do envelhecimento precoce das células, inclusive da pele. Além disso, possui muitas fibras, boa fonte de cálcio e muitas vitaminas. A equipe de nutrição do Oba Hortifruti orienta que o brócolis deve ser consumido preferencialmente cozido no vapor para evitar a perda de nutrientes. Pode ser utilizado em tortas, saladas, risotos e muitos outros pratos.

A abóbora, outro exemplo de alimento funcional, é rica em caroteno, pigmento que lhe dá a cor alaranjada e é responsável pela vitamina A. Por conter boas quantidades de nutrientes antioxidantes, o consumo pode estar associado a uma redução no risco de certos tipos de câncer, doenças cardiovasculares, derrames e problemas oculares, como a catarata. Pode ser consumida refogada, cozida, em sopas, purês, pães ou doces.

Já a cenoura, possui ação antioxidante que auxilia em diversas funções do organismo, ajudam a proteger a visão, principalmente a visão noturna e a reduzir riscos de doenças oculares relacionadas à idade. Além disso, contribui para intensificar o bronzeado. Excelente fonte de vitamina A, betacaroteno, luteína e zeaxantina, além de cálcio e potássio.

Estes alimentos devem ser consumidos diariamente, de 4 a 5 porções. Cada porção do alimento cozido corresponde a meia xícara de chá. Outros alimentos são considerados funcionais também como morango, maça, mamão, cebola, chia e linhaça. A equipe de nutrição do Oba Hortifruti friza a importância de consumir estes e muitos outros alimentos naturais, priorizando sempre a busca pela qualidade de vida e alimentação saudável, sem se esquecer do sabor e praticidade que o Oba Hortifruti oferece.

Sopa cremosa funcional

Ingredientes:
1 abóbora de pescoço média, descascada, sem as sementes e picada
2 inhames descascados e picados
1 buquê de brócolis pequena
1/2 cebola branca média picadinha
1 dente de alho picado
óleo
sal
salsinha picada
tempero a gosto
azeite extra virgem

Preparo:
Refogue a cebola e o alho no óleo, até dourar, acrescente a abóbora e o inhame, cubra com água, salgue e tempere a gosto. Quando amolecer, processe no liquidificador até virar creme. Volte à panela e se precisar acrescente mais água. Ao ferver, desligue o fogo e acrescente a salsinha picada. Cozinhe o brócolis em água à parte, sem sal para que ele não perca a cor verde vivo (senão ele amarela). Escorra, salgue e regue com azeite extra virgem.

SIGA-NOS NO Google News