Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Alimentos de hortifruti proporcionam mais disposição para o inverno

Grupo Oba - 05 de fevereiro de 2016 - 13:00

Manter o pique na estação mais fria do ano é mais fácil do que algumas pessoas imaginam. O segredo é manter uma alimentação saudável e investir em alimentos que proporcionam saciedade, como os integrais, que, além de serem ricos em fibras, necessitam de mais energia para a digestão.

“Durante o processo de digestão, nosso organismo libera muita energia. É nesse momento que temos a sensação de estarmos mais aquecidos. Por isso, quando a temperatura cai, acabamos sentindo mais vontade de comer”, explica a nutricionista do Oba Hortifruti, Daisa Pinhal.

Para alcançar essa saciedade os alimentos recomendados, segundo a nutricionista, são os ricos em vitaminas do complexo B e vitamina C, porque elas fortalecem o sistema imunológico e evitam doenças comuns dessa época do ano e, também, proporcionam bem estar.

Frutas, verduras, carnes, ovos, leite e cereais não podem faltar no cardápio e o ideal é ingerir de 5 a 6 porções desses alimentos durante o dia, com intervalo de tempo de 3 horas. Quanto mais colorido o prato ficar, mais saudável ele ficará.

Caldo de mandioquinha, espinafre e frango
Ingredientes:
. 5 mandioquinhas grandes . 200 ml de água . Aproximadamente 20 folhas de espinafre (separe as maiores) . 300 g de peito de frango . 2 col. (chá) rasas de cominho . 3 dentes de alho amassados . 1 cebola pequena cortada em cubinhos . 1 fio de azeite extra virgem . Sal e pimenta do reino a gosto . Salsa e cebolinha

Preparo:
Cozinhe as mandioquinhas. Depois, retire as cascas e bata no liquidificador com a água (pique as mandioquinhas em pedaços pequenos para facilitar). Tempere com sal (a gosto) e duas pitadas de pimenta do reino. Reserve o creme. Lave bem as folhas de espinafre e corte em tiras de espessura média. Reserve. Limpe o frango. Corte-o em cubinhos e tempere também com sal e pimenta do reino. Em uma panela, aqueça o azeite e acrescente o frango. Deixe a carne dourar e adicione o alho. Mexa um pouco, deixe o alho dourar e adicione a cebola. Quando a cebola estiver quase frita, adicione o espinafre, mexa rapidamente e junte o creme de mandioquinha. Misture e deixe ferver para manter o caldo bem quente. Na hora de servir, salpique salsa e cebolinha sobre o caldo.

Sopa de queijo com ervilhas
Ingredientes:
. 3 colheres (sopa) de manteiga
. ½ cebola picada
. 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
. 4 xícaras (chá) de leite
. 1 ½ xícara (chá) de queijo tipo minas meia cura ralado grosso
. 1 ½ xícara (chá) de ervilha em conserva (sem a água)
. 2 tomates sem pele e sem sementes picados
. 2 colheres (sopa) de salsinha picada Sal a gosto
. Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:
Em uma panela, aqueça a manteiga e refogue a cebola. Acrescente a farinha de trigo, metade do leite e, sem parar de mexer, deixe cozinhar até que engrosse. Despeje o restante do leite e o queijo. Misture e deixe apurar por mais 10 minutos no fogo médio ou até que o queijo derreta.Por fim, acrescente a ervilha, o tomate, a salsinha, o sal, a pimenta do reino e misture.

Caldo de Abóbora com carne seca
Ingredientes:
. 3 xícaras (chá) de abóbora cortada em pedaços
. 1 cebola cortada ao meio
. 1 ½ litro de água fervente
. 1 tablete de caldo de legumes
. 1 xícara (chá) de creme de leite
. 1 colher (sopa) de azeite de oliva
. 1 xícara (chá) de carne seca cozida e desfiada
. Cebolinha picada a gosto

Modo de preparo:
Cozinhe a abóbora e a cebola na água fervente com o caldo de legumes até que estejam macios. Coloque em um liquidificador, acrescente o creme de leite e bata até que fique homogêneo.Caso você queira uma consistência mais líquida, acrescente água fervente e acerte o sal. Em seguida, aqueça o azeite em uma frigideira e frite a carne seca. Junte ao caldo, misture e salpique a cebolinha.

SIGA-NOS NO Google News