Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

28/02/2016 13:00

Alimentos construtores e reguladores devem fazer parte do cardápio infantil

Grupo Oba

Uma das preocupações que mais incomodam mães, pais e avós está ligada a alimentação de seus filhos ou netos. Mais do que se interessar em saber sobre a melhor e mais saudável refeição, muitos se questionam em como, de fato, aplicar essa “sabedoria” e fazer com que os pequenos se alimentem adequadamente e gostem do que estão comendo.

De acordo com a nutricionista do Oba Hortifruti, Daisa Pinhal, “alimentos energéticos, construtores e reguladores fazem parte do grupo de três componentes importantes que devem contemplar uma alimentação completa e saudável”.

Os alimentos energéticos fazem parte do grupo de carboidratos e que dão energia ao organismo para fazer atividades simples, como levantar o braço e acenar para alguém, por exemplo, quanto as mais difíceis, como correr milhas e milhas. Já os construtores estão relacionados ao consumo de carnes, produtos de origem animal e leguminosas. Eles têm a função de produzir os tecidos que estão em constante renovação como o cabelo, a pele, as unhas e os músculos.Por último, os reguladores, basicamente constituídos de frutas, verduras e legumes. Esses ajudam a processar as proteínas, os carboidratos e as gorduras. É aqui que aprecem os minerais, como cálcio, ferro e as vitaminas.

A alimentação saudável e equilibrada deve fazer parte da rotina da criança já nos primeiros meses de vida.Veja como introduzir os alimentos de acordo com a idade:

Até 6 meses: Leite materno exclusivo. Não é necessário introduzir chá ou água na alimentação.

A partir de 6 meses: neste momento, pode-se introduzir frutas que você encontra fresquinhas no Oba Hortifruti, como bananas - nanica, maçã, prata, da terra, pera, maçã Fuji, gala, turma da Mônica e mamões papaia e formosa em forma de sucos, amassadas ou raspadas. O correto é dar sempre a fruta in natura, sem adicionar açúcar, para a criança aprender a gostar do sabor dos alimentos. Na refeição salgada, que deve ser servida no horário do almoço, não há necessidade de passar na peneira, apenas amassar com o garfo. Papinhas salgadas devem ser feitas com legumes, cereais ou feijão bem cozidos. No ObaHortifruti, legumes e verduras são encontrados já higienizados, picados e prontos para serem consumidos.

A partir de 7 meses: A criança começa a jantar a mesma papinha do horário do almoço. Além disso, as frutas e legumes amassados auxiliam na dentição, massageando a boquinha e auxiliando a coçar a gengiva, o que estimula o crescimento dos dentes.

De 10 a 12 meses: Recomenda-se que a criança coma um novo alimento a cada dia, diversificando com folhas verdes, legumes, raízes, cereais, leguminosas e carnes.

De 1 a 5 anos: Nessa idade o gasto energético aumenta e por isso é importante que a criança coma alimentos de todos os grupos, como leite e derivados, pães e cereais, frutas, verduras, feijões, ovos e carnes.

De 6 a 12 anos: São recomendados os mesmos alimentos da fase anterior, porém, administrados numa quantidade maior. A recomendação é aumentar aos pouquinhos de meia em meia colher, por exemplo, para que não haja desperdício.

Papinha colorida

Ingredientes

2 colheres (sopa) de carne moída
1 colher (sobremesa) de óleo
1 colher (chá) de cebola ralada
1 batata média (150g) ou duas pequenas
½ cenoura média e 1 colher (café) de sal.

Modo de preparo

Em uma panela pequena, aqueça o óleo e refogue rapidamente a cebola e a carne. Acrescente a batata e a cenoura picadas, o sal e 2 copos de água (400ml). Tampe e deixe cozinhar até que os ingredientes fiquem macios e quase sem água. Se necessário, acrescente mais água.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)