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25/02/2016 13:00

Alimentação saudável sempre

Grupo Oba

Alimentação Saudável

Para tanto, é necessária uma dieta variada e que contemple todos os tipos de nutrientes, sem abusos
Varie os tipos de cereais, carnes, verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos.

Pirâmide Alimentar

Como está seu peso?

Calcule seu IMC e confira o resultado na tabela:

IMC = peso (quilos) : altura² (m)

Baixo Peso menor 18,5
Peso Normal 18,5 até 24,9
Sobrepeso 25 até 29,9
Obesidade classe 1 30 até 34,9
Obesidade classe 2 35 até 39,9
Obesidade classe 3 maior 40

Dicas Nutricionais

Capriche nas cores do seu prato!

Faça suas refeições com alimentos variados. Esta variedade aumentará a garantia de consumo dos diferentes tipos de nutrientes que o seu corpo necessita (carboidrato, proteínas, vitaminas, minerais e fibras).

Abuse das Saladas e Frutas
As saladas e as frutas são ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam a manter o humor e evitam o envelhecimento.

Valorize os alimentos com fibras
As verduras e os cereais são, na maioria dos casos, ricos em fibras e, por isso, ontribuem de forma importante para o funcionamento do seu organismo, principalmente para o intestino.

Coma devagar e em locais tranquilos
O cérebro leva 20 minutos para receber a mensagem de satisfação.

Fracione bem a sua alimentação
Se alimente durante o dia fazendo lanches leves nos intervalos das refeições.

Beba bastante água
A água hidrata o corpo e ajuda na eliminação de toxinas.

Dê preferência a carnes magras e sem gordura visível
Pois possuem menos gordura e são menos calóricas. O modo de prepará-las também é importante: evite frituras, preferindo preparações cozidas, grelhadas ou assadas.

Reduza a ingestão de sal na preparação de alimentos e evite o saleiro à mesa.
O excesso de sal pode levar ao desenvolvimento de hipertensão arterial.

Insira a atividade física em sua rotina!
Mesmo que seja uma simples caminhada, pratique atividades físicas pelo menos 3 vezes por semana.

Elaboração
Lívia Nogueira - Nutricionista

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