Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

27/11/2007 18:11

Alimentação saudável previne o câncer, diz Inca

Adriana Brendler /ABr

Rio de Janeiro - Manter-se magro dentro de limites saudáveis, evitando o consumo excessivo de carne vermelha, gorduras e bebidas alcoólicas é a melhor maneira de prevenir o aparecimento de doenças como o câncer. A conclusão está no relatório financiado pelo Fundo Mundial para a Pesquisa em Câncer, cuja versão em português foi divulgada hoje (27), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca).

O documento destaca a relação entre a obesidade e vários tipos da doença como o câncer de mama, estômago, intestino, rim e pâncreas e analisa os produtos que aumentam a chance de adquirir a doença.

A carne vermelha, associada ao câncer de intestino, deve ser ingerida de forma comedida. A orientação é que cada pessoa não ultrapasse 500 gramas por semana. O uso de tabaco é apontado como uma das causas do câncer de pulmão e o consumo excessivo de bebidas alcólicas como potencializador do aparecimento de tumores, como os de boca, esôfago e fígado.

Segundo a coordenadora da área de alimentação e saúde do Inca, Sueli Couto, o instituto prefere apostar em orientações positivas de proteção, em vez de proibir o consumo de alimentos que podem contribuir para o desenvolvimento de tipos específicos de câncer. Para a especialista, não são necessárias dietas elaboradas para prevenir a doença.

"Se a população consumir pelo menos cinco porções de frutas, verduras e legumes por dia ela tem uma proteção garantida. É consensual que esse tipo de alimento é proteção não só para câncer, mas também para muitos outros tipos de doenças crônicas", avaliou.

"É uma recomendação simples, possível de fazer para a grande maioria da população, e que as pessoas muitas vezes não conhecem ou não dão muito valor”, afirmou Couto.

As cinco porções incluem duas de frutas e três de hortaliças (verduras e legumes).

A pesquisadora lembrou, no entanto, que é preciso também manter políticas públicas para garantir o acesso da população de menor renda a esse tipo de alimento.

"A gente sabe que hoje uma parcela grande da população, devido às desigualdades sociais, não tem acesso a esse tipo de alimento”, avaliou.



Entre as recomendações do relatório está a manutenção do aleitamento materno como fonte exclusiva de alimentação até os seis meses de idade do bebê, o que pode prevenir a obesidade na idade adulta. O estudo também aponta para a necessidade de incentivar a redução no consumo de alimentos processados ricos em açúcares e gorduras, o uso limitado do sal na comida e a prática de atividades físicas regulares.

A divulgação, em português, do relatório do Fundo Mundial para a Pesquisa em Câncer, aconteceu durante o 2º Congresso Internacional de Controle de Câncer, realizado desde o último domingo (25) no Rio de Janeiro.

O relatório, considerado o mais completo estudo mundial sobre a relação entre dieta, atividade física, sobrepeso e câncer, foi elaborado a partir da revisão de sete mil estudos sobre a doença. A divulgação mundial do relatório original, redigido em inglês, ocorreu no fim do mês de outubro.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)