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19/04/2016 13:00

Alimentação fortalece o corpo contra o vírus H1N1

RG Nutri

Apesar das inúmeras propagandas, notificações e folhetos explicativos, ainda pairam muitas dúvidas à respeito da gripe A, ou gripe suína como era reconhecida até 30 de abril de 2009, e sobre como evitá-la. Além do reforço na higiene, outro fator que pode ajudar na prevenção desta e de outras doenças e que não está sendo bem divulgado é a boa alimentação. Como um dos fatores de risco é a imunidade baixa, o consumo de alimentos saudáveis, ricos em vitaminas e minerais, ajuda o sistema de defesas do corpo a combater doenças.

O estado nutricional dos indivíduos é um dos fatores que influenciam a condição imunológica das pessoas. Desta maneira, aqueles que não tem o hábito de consumir frutas, verduras e legumes, proteínas como ovo, lácteos, carne, frango e peixe, que bebem pouca água e que não praticam nenhum tipo de atividade física estão mais propensos a contrair quaisquer tipos de doenças. Por outro lado, aquele que mantem um estilo de vida saudavel, está cuidando do seu sistema imunológico e, portanto, apresenta menores riscos de contração de doenças.

Alimentação saudável não significa receitas ou ingredientes complexos. Um prato tipicamente brasileiro contendo salada, legumes cozidos, arroz, feijão e bife , por exemplo, contém os aminoácidos que precisamos para a formação das proteínas, que são importantes devido às funções de construção e reparação do organismo. Além disso, participam da formação de hormônios, enzimas e anticorpos.

Alguns estudos mostram que a absorção de nutrientes cai a cada ano no Brasil devido à substituição por alimentos industrializados, que são mais práticos e, muitas vezes, mais baratos. É preciso, portanto, ficar atento se o que se come é rico em nutrientes que te ajudam a manter a imunidade.

Hoje, no Brasil, é obrigatória a fortificação de farinhas de trigo e milho com ferro e ácido fólico, justamente porque a anemia ferropriva é ainda o principal problema de saúde pública entre as crianças, enfraquecendo o organismo e aumentando a incidência de doenças infecciosas. O ácido fólico, embora de importância particular para a mulher na idade fértil, apresenta também ação estimuladora do sistema imunológico. O consumo freqüente de carnes, vegetais verde-escuros e feijões ajudam a manter os níveis séricos de ferro e os vegetais verde escuros como agrião e rúcula, são fontes de ácido fólico.

O zinco é outro nutriente com papel de destaque, pois além de atuar no crescimento, é essencial para células altamente proliferativas do organismo humano, especialmente do sistema imune. Na sua deficiência todo o sistema imune fica alterado, levando a um aumento das infecções, principalmente das vias respiratórias e digestórias (diarréias). Está presente em maiores quantidades nas ostras (a maior fonte deste nutriente), seguido das carnes vermelhas. Outros alimentos, como os ovos, o frango, o leite e derivados, as frutas oleaginosas, e os cereais integrais são, também, ótimas fontes.

Na deficiência de vitamina E ocorre depressão do sistema imune com aumento dos episódios de infecções, que melhoram após a suplementação. A vitamina C, também está relacionada com a produção de anticorpos, proliferação de linfócitos, dentre outros mecanismos relacionados ao sistema imune. Alimentos como amêndoas e abacate são ricos em vitamina E e aqueles cítricos (laranja, lima, limão) são ricos em vitamina C. É necessário, portanto, que tais alimentos apareçam com freqüência na nossa alimentação.

Para as pessoas dos chamados grupos de risco para a gripe suína - idosos com mais de 60 anos, crianças até dois anos, gestantes e lactantes - que apresentam o sistema imunológico mais fragilizado, a alimentação saudável é ainda mais importante. Para eles, além da alimentação saudável e a hidratação, um bom sono é essencial: ele tem função reparadora.

Segue uma lista de alimentos que podem ajudar a melhorar a imunidade:

Gorduras "boas" - têm o poder de melhorar a resposta imunológica, quando associados a uma alimentação balanceada. Podemos destacar os Ômega 3 e 6, que têm como principal função a regulação de algumas células imunológicas. Esses nutrientes estão em peixes e castanhas, como as nozes, castanha do Pará e caju.

Carotenóides - encontrados principalmente em vegetais e frutas de cores amarela, laranja e vermelha. Ativam o sistema imunológico, logo, melhoram a defesa do organismo.

Vitamina E - encontrada em alguns óleos vegetais como óleo de milho, soja e no azeite de oliva. Quando ingerida, melhora a resposta imunológica e também é considerada um antioxidante.

Vitamina C - tem ação antioxidante e melhora os efeitos da vitamina E, regenerando suas fórmulas de ação quando ocorrem formações de radicais livres. Têm efeitos benéficos, principalmente em infecções respiratórias e nas gripes. Fontes: laranja, acerola, limão, abacaxi, mexerica, entre outras frutas ácidas.

Probióticos - são bactérias benéficas contidas em alguns tipos de iogurtes, leite fermentado ou na forma de suplementos. Reforçam o sistema imune.

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