Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Algumas pessoas não podem ingerir leite ou derivados

12 de dezembro de 2006 - 07:00

Algumas pessoas não podem consumir nenhum alimento que contenha leite ou seus derivados. Há duas razões para isso: intolerância e alergia ao leite de vaca. Mas qual é a diferença? As duas reações são causadas por componentes distintos do alimento. A alergia está relacionada a uma reação do sistema imunológico às proteínas do leite e atinge principalmente bebês e crianças. A intolerância, por sua vez, tem relação com o açúcar do leite, a lactose. Algumas pessoas não produzem as enzimas necessárias para digerir a substância. O problema atinge pessoas de todas as idades, mas muitos podem nem perceber, como explica o gastroenterologista Márcio Veloso.


"Essa intolerância à lactose pode ter diferentes graus de intensidade. Pode depender muito da quantidade de leite que ela ingere. Então, se for uma pessoa que ingere um copo, meio copo de leite por dia, ela dificilmente vai apresentar isso, mesmo tendo essa deficiência, essa intolerância. Já se for uma pessoa que tem uma dieta muito rica em leite e derivados, com uma intensidade maior ela vai apresentar os sintomas dessa intolerância."

A principal conseqüência do consumo de leite para quem sofre de intolerância à lactose é a diarréia. Já os alérgicos sentem dor de estômago ou desconforto gástrico, além de urticárias e inflamações. O diagnóstico de ambos os casos é feito com exame clínico e laboratorial.

De Brasília, Yuri Achcar

SIGA-NOS NO Google News