Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Alga marinha reduz absorção de gordura em 75%

Bolsa de Mulher - 12 de setembro de 2015 - 13:00

Comer alga marinha pode ser mais eficaz do que submeter-se a um tratamento contra obesidade. Um estudo descobriu que uma fibra alimentar encontrada em um tipo muito comum de alga é capaz de reduzir a quantidade de gordura absorvida pelo corpo em cerca de 75%.

Segundo o grupo de cientistas da Universidade de Newcastle, na Grã-Bretanha, os alginatos são uma fibra natural encontrada nas algas marinhas que impedem a absorção de gordura pelo organismo de modo mais eficaz que a maior parte dos tratamentos anti-obesidade disponíveis no mercado atualmente.

Usando um tubo digestivo artificial, o time, liderado pelo Dr. Iain Brownlee e pelo professor Jeff Pearson, testou a eficácia de mais de 60 fibras naturais medindo a quantidade de gordura digerida e absorvida em cada tratamento.

“Isso sugere que, se conseguirmos adicionar fibras naturais aos produtos consumidos diariamente – como pão, biscoitos e iogurtes – até ¾ da gordura contida naquela refeição poderia simplesmente passar direto pelo corpo”, afirmou Dr. Brownlee.

A explicação é que os alginatos teriam a habilidade de reduzir a quebra de gordura realizada por uma enzima digestiva, a lipase pancreática. Ao bloquear sua ação, o corpo absorveria menos gordura.

“Alginatos não só têm um grande potencial para o gerenciamento de peso – adicioná-los à comida também tem a vantagem extra de aumentar o conteúdo de fibras em geral”, afirma o cientista.

“Nós já adicionamos os alginatos ao pão e os testes iniciais de sabor foram extremamente encorajador”, afirma o pesquisador, salientando que o alimento enriquecido foi classificado como mais gostoso e com melhor textura do que o pão branco comum. “Agora, o próximo passo é realizar os estudos clínicos para descobrir quão eficaz os alginatos são quando consumidos como parte de uma dieta normal.”

SIGA-NOS NO Google News