Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Alfenas poderá ter universidade federal

Agência Câmara - 05 de agosto de 2004 - 09:32

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público está analisando o Projeto de Lei 3859/04, do Poder Executivo, que transforma o centro universitário Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (MG) na Universidade Federal de Alfenas (Unifal).
Pela proposta, a Unifal terá por finalidade o ensino superior de graduação e pós-graduação, o desenvolvimento de pesquisa e a promoção de atividades de extensão universitária.

Desde 1914
A Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas foi criada em 1914 com a implantação do curso de Farmácia e, no ano seguinte, do de Odontologia. A instituição foi federalizada em 1960 e integrou-se à estrutura do Ministério da Educação. Em 1972, a Escola foi transformada em autarquia e vinculada ao MEC para efeito de supervisão. Em 2001, passou à condição de centro universitário por meio de uma portaria do MEC.
Aos cursos de Farmácia e Odontologia, originalmente criados, acresceram-se os de Enfermagem, Ciências Biológicas e Nutrição. O curso de Farmácia passou a ser oferecido com duas habilitações e o de Ciências Biológicas é ministrado nas modalidades de bacharelado e licenciatura. Foram criadas ainda quatro pós-graduações lato sensu e três mestrados. Atualmente, a instituição tem quase 1,2 mil alunos.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, tem como relator na Comissão de Trabalho o deputado Isaías Silvestre (PSB-MG). Em seguida, será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Reportagem - Daniel Cruz
Edição - Luiz Claudio Pinheiro

SIGA-NOS NO Google News