Cassilândia, Quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2017

Últimas Notícias

12/11/2009 17:28

Alerta para o uso: medicamentos feitos à base de plantas

Agência do Rádio

A partir de dezembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, vai publicar na internet um documento com orientações para o uso de medicamentos fitoterápicos, feitos à base de plantas. A medida é uma forma de alertar a população sobre as contra-indicações de cada medicamento. Por serem feitos com plantas e raízes, as pessoas acreditam que esses medicamentos não fazem mal à saúde, como explica a coordenadora de fitoterápicos da Anvisa, Ana Cecília Carvalho.


"Os fitoterápicos estão muito ligado à cultura popular, ou seja, as pessoas ainda têm muito essa ideia de como foi produzido em casa a partir de uma planta natural eles não vão fazer mal. O que não é verdade. Várias plantas têm realmente um risco tóxico que pode ser piorado dependendo da forma que for elaborado. É necessário antes de utilizar plantas medicinais de forma caseira, que se tenha os cuidados necessários, que se leia sobre as plantas e busquem informação"

Segundo a coordenadora de fitoterápicos da Anvisa, cerca de 500 medicamentos à base de plantas estão registrados na agência e podem ser comprados em qualquer farmácia. Ana Cecília Carvalho recomenda o uso desses remédios depois de orientação do médico.

"Muitos são utilizados a partir de prescrição médica. Converse com o seu médico e leia quanto mais você tiver informação muito provavelmente o efeito será melhor. As plantas são usadas largamente pela população, mas é necessário que se tome esses cuidados"

Ana Cecília Carvalho lembra que é preciso se informar antes de usar os remédios à base de plantas. O site da Anvisa traz mais informações sobre os produtos fitoterápicos. O endereço é www.anvisa.gov.br.

Reportagem, Felipe Linhares


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 23 de Fevereiro de 2017
Quarta, 22 de Fevereiro de 2017
13:30
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Terça, 21 de Fevereiro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)