Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Alerta para o uso: medicamentos feitos à base de plantas

Agência do Rádio - 12 de novembro de 2009 - 17:28

A partir de dezembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, vai publicar na internet um documento com orientações para o uso de medicamentos fitoterápicos, feitos à base de plantas. A medida é uma forma de alertar a população sobre as contra-indicações de cada medicamento. Por serem feitos com plantas e raízes, as pessoas acreditam que esses medicamentos não fazem mal à saúde, como explica a coordenadora de fitoterápicos da Anvisa, Ana Cecília Carvalho.


"Os fitoterápicos estão muito ligado à cultura popular, ou seja, as pessoas ainda têm muito essa ideia de como foi produzido em casa a partir de uma planta natural eles não vão fazer mal. O que não é verdade. Várias plantas têm realmente um risco tóxico que pode ser piorado dependendo da forma que for elaborado. É necessário antes de utilizar plantas medicinais de forma caseira, que se tenha os cuidados necessários, que se leia sobre as plantas e busquem informação"

Segundo a coordenadora de fitoterápicos da Anvisa, cerca de 500 medicamentos à base de plantas estão registrados na agência e podem ser comprados em qualquer farmácia. Ana Cecília Carvalho recomenda o uso desses remédios depois de orientação do médico.

"Muitos são utilizados a partir de prescrição médica. Converse com o seu médico e leia quanto mais você tiver informação muito provavelmente o efeito será melhor. As plantas são usadas largamente pela população, mas é necessário que se tome esses cuidados"

Ana Cecília Carvalho lembra que é preciso se informar antes de usar os remédios à base de plantas. O site da Anvisa traz mais informações sobre os produtos fitoterápicos. O endereço é www.anvisa.gov.br.

Reportagem, Felipe Linhares


SIGA-NOS NO Google News