Cassilândia, Segunda-feira, 08 de Março de 2021

Últimas Notícias

27/01/2021 11:00

Alerta: Jogos on-line causam prejuízo e dor de cabeça para pais

O problema é que elas permitem a compra de moeda fictícia, com dinheiro real, que por sua vez serve para consumir itens cosméticos dentro do jogo.

Governo de Goiás
Alerta: Jogos on-line causam prejuízo e dor de cabeça para pais

Jogos on-line se tornaram verdadeiros fenômenos no mundo inteiro e já fazem parte da rotina de milhares de crianças e adolescentes. Com plataformas atuais amigáveis e acessíveis, eles encantam e distraem os mais jovens.

O problema é que elas permitem a compra de moeda fictícia, com dinheiro real, que por sua vez serve para consumir itens cosméticos dentro do jogo.

Estes itens não proporcionam vantagens e nem habilidades aos jogadores, mas trazem estilo e personalidade aos personagens e cenários. Deste modo, os jogos deixaram de ser apenas passatempo para os mais jovens e se tornaram motivo de dor de cabeça e prejuízo financeiro para os consumidores.

As falsas vantagens acabam induzindo crianças e adolescentes à compra.

Essa facilidade, quando o cartão de crédito já está cadastrado no celular, tem gerado debate entre os órgãos de defesa do consumidor acerca da legalidade das ações das empresas e dessas compras, já que muitas vezes ela é realizada por menores de idade sem supervisão dos responsáveis legais.

De acordo com o artigo 49 Código de Defesa do Consumidor (CDC), o consumidor possui o prazo legal de sete dias para se arrepender das compras feitas fora do estabelecimento comercial.

A Lei prevê ainda o ressarcimento integral e imediato dos valores despendidos. Portanto, é importante que o consumidor esteja atento às movimentações realizadas nas contas bancárias e nos cartões de crédito. O superintendente do Procon Goiás, Allen Viana, informa que, passado este prazo, a devolução destes valores ainda é possível, mas que cada caso deve ser analisado individualmente.

“É importante que os pais não deixem estes dados salvos nos dispositivos usados pelos filhos. Deste modo, eles poderão acompanhar de perto os gastos dos filhos e assim evitar futuras dores de cabeça. Caso o responsável queira permitir que o filho compre um produto ou outro dentro das lojas de aplicativos, é válido informar que existem cartões de crédito pré-pagos, veiculados tanto a Apple Store quanto a Google-play, que possibilitam o controle maior destas compras”, orienta Allen Viana.

Os consumidores que estiverem com dúvidas sobre os seus direitos ou que estão tendo dificuldades para reverter as questões levantadas acima devem entrar em contato com os órgãos competentes para que se abra um processo administrativo para resolução deste problema.

Em Goiás, o órgão responsável pelas relações de consumo é a Superintendência de Proteção do Direito do Consumidor Estadual (Procon-GO). 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 08 de Março de 2021
Domingo, 07 de Março de 2021
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)