Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Alerta contra o mosquito da dengue em Corumbá

Agência do Rádio - 04 de dezembro de 2007 - 07:15

De acordo com o último Levantamento Rápido de Infestação pelo Aedes aegypti, o LIRAa, a cidade de Corumbá está em situação de alerta para a multiplicação do mosquito da dengue. Ela apresentou índices acima de 3,9% no estudo. Para o Ministério da Saúde, somente os municípios com percentual abaixo de 1% estão em condições satisfatórias, como é o caso da capital Campo Grande, Dourados e Ponta Porã. No combate ao mosquito transmissor, o secretário-adjunto de Vigilância em Saúde, Fabiano Pimenta, enfatiza que o trabalho dos agentes de saúde deve ser complementado por cuidados permanentes da população.


"Você de Mato Grosso do Sul, o serviço público, as secretarias municipais de Saúde, as secretarias estaduais de Saúde e o Ministério da Saúde têm feito suas ações, principalmente priorizando que os agentes visitem cada uma das casas das localidades que tenham Aedes aegypti. Os agentes visitam as casas 60 em 60 dias. Se no dia seguinte à passagem do agente, tiver, por exemplo, uma calha entupida que está fazendo com que haja um represamento de água, se por exemplo tiver uma casca de ovo no quintal, se tiver uma caixa-d´água aberta, aquele trabalho que foi feito pelo agente no dia anterior estará seriamente comprometido."

O LIRA apurou a infestação em 171 municípios com características favoráveis à proliferação do mosquito. O levantamento indica em quais locais existe risco de surto de dengue, permitindo com isso que os gestores planejem melhor a prevenção da doença.

De Brasília, Marcelo Brito

SIGA-NOS NO Google News