Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

09/08/2014 11:20

Alerta: Casos de infarto podem aumentar em 30% nos dias frios

Agência do Rádio

 Nos dias mais frios, os índices de infarto agudo do miocárdio podem aumentar em até 30%, principalmente, quando a temperatura está abaixo dos 14 graus. O alerta é do Instituto Nacional de Cardiologia, vinculado ao Ministério da Saúde. Segundo o instituto, a exposição ao frio provoca contração dos vasos sanguíneos e aumento da pressão arterial, fatores que sobrecarregam o coração. O médico do Instituto Nacional de Cardiologia, Felipe Pittella, explica que existe um grupo de risco aos efeitos da baixa temperatura:

"São os idosos, os pacientes hipertensos, os diabéticos, os fumantes, os pacientes com colesterol aumentado e até os próprios pacientes que já tiveram infarto, ou até aqueles que já sabem que têm obstrução, entupimento das coronárias. Esses pacientes são os mais vulneráveis e, vindo para o frio, sobrecarrega o coração, pode ser o fator desencadeante, pode ser o gatilho para que aconteça o infarto agudo do miocárdio."

A aposentada, Darcília de Oliveira, de 76 anos, mora em Brasília, cidade que apresenta baixas temperaturas em alguns meses do ano. Darcilia conta que estava com sobrepeso quando sofreu um infarto em maio do ano passado,

"E lá pelas cinco horas da tarde, eu comecei a sentir uma dor assim, parecia que estavam apertando, quebrando os meus ossos, tomei um remedinho qualquer me acalmei e até que dormir bem à noite. No dia seguinte é que fui ter outra vez a mesma dor, fui ao hospital e, chegando lá, eles diagnosticaram que eu estava com infarto do miocárdio e já fiquei internada lá."

O médico do Instituto Nacional de Cardiologia, Felipe Pittella, orienta como prevenir o infarto agudo do miocárdio:

"Não adianta só se agasalhar, as pessoas tem que vir se tratando, indo ao médico, checape periódico. Detectar: está com a pressão aumentada, vou tratar; está com o colesterol aumentado, medicação para baixar o colesterol; glicose, como está a glicose, a glicose está boa? Se não estiver, tem que fazer dieta, tem que tomar remédio; se a pessoa estiver com sobrepeso, tem que fazer dieta para diminuir o peso, tem que manter uma atividade física regular."

Para saber mais sobre como prevenir o infarto agudo do miocárdio no período do frio e em qualquer estação do ano, acesse: www.inc.saude.gov.br

Reportagem, Ana Cláudia Amorim

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)