Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Alerta: Casos de infarto podem aumentar em 30% nos dias frios

Agência do Rádio - 09 de agosto de 2014 - 11:20

 Nos dias mais frios, os índices de infarto agudo do miocárdio podem aumentar em até 30%, principalmente, quando a temperatura está abaixo dos 14 graus. O alerta é do Instituto Nacional de Cardiologia, vinculado ao Ministério da Saúde. Segundo o instituto, a exposição ao frio provoca contração dos vasos sanguíneos e aumento da pressão arterial, fatores que sobrecarregam o coração. O médico do Instituto Nacional de Cardiologia, Felipe Pittella, explica que existe um grupo de risco aos efeitos da baixa temperatura:

"São os idosos, os pacientes hipertensos, os diabéticos, os fumantes, os pacientes com colesterol aumentado e até os próprios pacientes que já tiveram infarto, ou até aqueles que já sabem que têm obstrução, entupimento das coronárias. Esses pacientes são os mais vulneráveis e, vindo para o frio, sobrecarrega o coração, pode ser o fator desencadeante, pode ser o gatilho para que aconteça o infarto agudo do miocárdio."

A aposentada, Darcília de Oliveira, de 76 anos, mora em Brasília, cidade que apresenta baixas temperaturas em alguns meses do ano. Darcilia conta que estava com sobrepeso quando sofreu um infarto em maio do ano passado,

"E lá pelas cinco horas da tarde, eu comecei a sentir uma dor assim, parecia que estavam apertando, quebrando os meus ossos, tomei um remedinho qualquer me acalmei e até que dormir bem à noite. No dia seguinte é que fui ter outra vez a mesma dor, fui ao hospital e, chegando lá, eles diagnosticaram que eu estava com infarto do miocárdio e já fiquei internada lá."

O médico do Instituto Nacional de Cardiologia, Felipe Pittella, orienta como prevenir o infarto agudo do miocárdio:

"Não adianta só se agasalhar, as pessoas tem que vir se tratando, indo ao médico, checape periódico. Detectar: está com a pressão aumentada, vou tratar; está com o colesterol aumentado, medicação para baixar o colesterol; glicose, como está a glicose, a glicose está boa? Se não estiver, tem que fazer dieta, tem que tomar remédio; se a pessoa estiver com sobrepeso, tem que fazer dieta para diminuir o peso, tem que manter uma atividade física regular."

Para saber mais sobre como prevenir o infarto agudo do miocárdio no período do frio e em qualquer estação do ano, acesse: www.inc.saude.gov.br

Reportagem, Ana Cláudia Amorim

SIGA-NOS NO Google News