Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/04/2016 07:15

Alerta: carregador de celular exige prevenção para não ser vítima do fogo

Midiamax

'Todo cuidado é pouco'. Após o caso de incêndio provocado por um carregador de celular na Capital, na semana passada, a equipe do Jornal Midiamax consultou especialistas sobre as orientações na hora de carregar de forma correta a bateria do seu smartphone.

Os principais problemas quanto ao carregamento, segundo especialistas, estão na má qualidade do carregador, na incompatibilidade do aparelho e na famosa 'gambiarra'.

“O usuário deve utilizar sempre carregadores de ótima qualidade, de preferência ao adquirir um adaptador e um cabo que seja original. O problema hoje é que muitos buscam preço ao invés da qualidade, e em pouco tempo o defeito acaba colocando a pessoa em risco”, disse o técnico em manutenção de mobile, Rafael Vilalba. O carregador original tem selo de garantia, passa por vários testes para que não ocorra superaquecimento, e uma possível explosão.

Rafael também orienta que as pessoas comprem um carregador compatível com o smartphone. “Se a pessoa tem um Samsung, precisa usar carregadores para aquele modelo específico, e não de outras marcas ou modelos”, ressalta o técnico.

Carregadores de celulares têm diferenças na amperagem e voltagem, dependendo da marca e modelo. “Cada aparelho precisa de um carregador que seja próprio para aquele aparelho. Usar outro pode ser bem perigoso”, ressalta.

A famosa 'gambiarra', quando vários aparelhos são ligados na mesma tomada também é perigosa porque pode acontecer uma sobrecarga na instalação elétrica. Para o professor e mestre em Engenharia Elétrica, Márcio Kimpara, o usuário não pode ainda colocar o celular para carregar ao lado ou em cima de um outro aparelho. “Nunca deixar carregando o aparelho do lado de uma fonte de calor, porque ela ajuda a esquentar a bateria, e esquentando pode ocasionar um superaquecimento”, afirma.

Segundo especialistas, não há restrições em utilizar o aparelho durante o momento que está carregando, mas não pode se ausentar. “Ao carregar o aparelho o usuário não pode ficar ausente. Isso é um risco, deixar carregando de manhã e voltar a noite, pode ocorrer um curto-circuito”, diz Rafael.

Os especialistas ainda comentaram que o usuário precisa tomar cuidado com o mau uso do smartphone, e não deixar o celular no bolso na hora de sentar, porque pode prejudicar a bateria, e a própria tela. Com o passar do tempo, esses problemas podem prejudicar o aparelho.

Incêndio causado por carregador
Na manhã do dia 19, uma casa localizada no Jardim Tijuca foi destruída por um incêndio. O fogo, segundo o morador, pode ter começado em um carregador de celular que estava na tomada.

Júlio Cesar Ferreira, de 20 anos, contou ao Jornal Midiamax que estava com um amigo na casa, quando eles notaram que o sofá estava pegando fogo. Ele afirma que um carregador de celular estava plugado na tomada e encostado no sofá. Segundo o morador, o fio pode ter superaquecido e iniciado o incêndio.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)