Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Alencar defende juros reais de 3% ao ano

Ma. Helena Antun/ABr - 29 de outubro de 2003 - 15:21

O vice-presidente da República, José Alencar, defendeu hoje juros reais de 3% ao ano para o país. Segundo ele, "a queda dos juros levará à retomada mais consistente dos investimentos no Brasil". A taxa real de juros é a diferença entre a taxa básica de juros (Selic) e a inflação.

O vice-presidente participou de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados sobre políticas comerciais externas, com ênfase na Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e no Mercado Comum do Sul (Mercosul).

Na opinião de Alencar, tem que haver um esforço nacional para reduzir a taxa básica de juros da economia, atualmente em 19% ao ano. "Todo brasileiro tem que ter conhecimento de que pagamos uma taxa de juros reais dez vezes maior que em vinte países. Vamos pagar três vezes. Não pode ser mais que 3% real", afirmou o vice-presidente.

Alencar lembrou que a taxa nominal de juros nos Estados Unidos, Japão e China é de 1% ao ano, o que pode levar a taxa real ser negativa.

Alencar observou que antes de sair de casa, hoje pela manhã, prometeu à sua mulher, Mariza, que não falaria de juros, mas explicou que, quando fala do assunto, é porque entende que "enquanto as atividades produtivas não puderem remunerar o capital o país não atrai investimento".

SIGA-NOS NO Google News