Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Alemanha importa tecnologia da Embrapa

Mapa imprensa - 03 de junho de 2004 - 14:35

O Irrigas, um sensor de unidade do solo desenvolvido pela unidade Hortaliças da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, começou a ser exportado para a Alemanha. A empresa alemã Tensio-Technik fechou um contrato para a compra dos sensores adequados a diferentes tipos de solo e do leitor eletrônico MPI-03, fabricados sob licença pela E-design Indústria e Comércio. O Irrigas substitui o uso de tensiômetros com eficiência similar a um custo 20 vezes mais baixo.

A direção da empresa alemã informou que o Irrigas será utilizado tanto em grandes culturas quanto em jardinagem. O pesquisador Adonai Gimenez Calbo, da Embrapa Hortaliças, que desenvolveu o Irrigas, acredita que o produto pode auxiliar a conscientização dos produtores brasileiros. Ele destaca a robustez, a confiabilidade e a simplicidade do sensor, que pode ser utilizado por todos os tipos de produtores, culturas e sistemas de irrigação.

O diretor da E-design, Enison Pozzani, diz que o mercado europeu tem enorme potencial para o produto nacional. “Acho que entramos pela porta da frente. A agricultura alemã, que é tecnificada e carente de recursos hídricos, vai nos propiciar uma rápida aceitação do produto na Europa”.

Confiança – Em seu modelo básico, o Irrigas constitui-se de uma cápsula de cerâmica porosa – como a vela dos filtros – conectada por meio de um tubo flexível a uma pequena cuba transparente, que é emborcada em um frasco com água no momento da medição. O modelo vendido para a Alemanha é conectado ao leitor eletrônico MPI-03. A cápsula é enterrada na mesma profundidade das raízes das plantas. Enquanto o solo estiver úmido o bastante, o Irrigas não permitirá a passagem de ar, mas se a quantidade de água na região das raízes for insuficiente, o aparelho indica a necessidade de liberar a água. “Além de custar menos, o Irrigas é rápido, confiável e de fácil manutenção”, diz Calbo.

- Mais informações em [email protected], pelos fones (61) 385.9110 ou www.cnph.embrapa.br.

SIGA-NOS NO Google News