Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

03/06/2004 14:35

Alemanha importa tecnologia da Embrapa

Mapa imprensa

O Irrigas, um sensor de unidade do solo desenvolvido pela unidade Hortaliças da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, começou a ser exportado para a Alemanha. A empresa alemã Tensio-Technik fechou um contrato para a compra dos sensores adequados a diferentes tipos de solo e do leitor eletrônico MPI-03, fabricados sob licença pela E-design Indústria e Comércio. O Irrigas substitui o uso de tensiômetros com eficiência similar a um custo 20 vezes mais baixo.

A direção da empresa alemã informou que o Irrigas será utilizado tanto em grandes culturas quanto em jardinagem. O pesquisador Adonai Gimenez Calbo, da Embrapa Hortaliças, que desenvolveu o Irrigas, acredita que o produto pode auxiliar a conscientização dos produtores brasileiros. Ele destaca a robustez, a confiabilidade e a simplicidade do sensor, que pode ser utilizado por todos os tipos de produtores, culturas e sistemas de irrigação.

O diretor da E-design, Enison Pozzani, diz que o mercado europeu tem enorme potencial para o produto nacional. “Acho que entramos pela porta da frente. A agricultura alemã, que é tecnificada e carente de recursos hídricos, vai nos propiciar uma rápida aceitação do produto na Europa”.

Confiança – Em seu modelo básico, o Irrigas constitui-se de uma cápsula de cerâmica porosa – como a vela dos filtros – conectada por meio de um tubo flexível a uma pequena cuba transparente, que é emborcada em um frasco com água no momento da medição. O modelo vendido para a Alemanha é conectado ao leitor eletrônico MPI-03. A cápsula é enterrada na mesma profundidade das raízes das plantas. Enquanto o solo estiver úmido o bastante, o Irrigas não permitirá a passagem de ar, mas se a quantidade de água na região das raízes for insuficiente, o aparelho indica a necessidade de liberar a água. “Além de custar menos, o Irrigas é rápido, confiável e de fácil manutenção”, diz Calbo.

- Mais informações em sac.hortalicas@embrapa.br, pelos fones (61) 385.9110 ou www.cnph.embrapa.br.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)