Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

13/08/2015 13:00

Alcoolismo: Identifique quando o hábito de beber está se tornando um problema

Minha Vida

Os conceitos sobre alcoolismo são muito amplos, mas existe um consenso de que a pessoa que não consegue mais viver sem o uso da bebida desenvolveu de alguma forma um hábito ou uma dependência, mesmo que só beba em doses moderadas. O vício se estabelece, justamente, porque muitas pessoas pensam que por beberem moderadamente não são consideradas alcoólatras.

Geralmente quem abusa do álcool já recebeu muitos avisos, principalmente de familiares e amigos, mas existe sempre a recusa em admitir o problema. O que se ouve, normalmente, é ?paro quando quiser?. A pessoa só vai se dar conta quando acontece alguma perda de performance profissional, algum constrangimento social, ou mesmo algum acidente que afete sua saúde.

Isto é diferente de pessoas ou povos que usam da bebida dentro de um contexto cultural alimentar, mas, neste caso, podem perfeitamente interromper o uso da bebida sem sentir sua falta.

Como identificar se estou abusando do álcool?

Existem diversas formas, a primeira é se propor a passar por um período sem beber, que pode ser de um mês, por exemplo. Nesse período verifique se há mudança do estado de humor, sono, produtividade, irritabilidade, entre outras alterações de comportamento.

Outra forma de identificar que está havendo um exagero é examinar o fígado, que é o órgão do corpo que ?filtra? ou metaboliza o álcool ingerido. Quando há excesso de álcool, pode haver aumento de determinadas enzimas hepáticas, demonstrando um comprometimento ou uma sobrecarga hepática que poderá evoluir para uma cirrose

O mais difícil é percebermos que estamos exagerando. Temos que ter a humildade de ouvir a opinião dos outros quando ainda estamos totalmente sóbrios, ou ouvir que após a segunda dose, ou após a terceira caneca, já ficamos alterados. A partir daí existe a necessidade de estabelecermos um limite que será bastante individual, além de ser um compromisso pessoal de nunca ultrapassarmos esse limite.

Caso perceba que está "passando do ponto", em determinado momento, se deve parar o uso da bebida imediatamente, e tomar bastante água para se hidratar e diluir a bebida no organismo. Lembrando que nunca se deve beber em jejum ou sem ter ingerido alguma comida, pois, neste caso, a absorção do álcool será muito mais rápida.

Na realidade a bebida pode ser muito boa, tem muitas propriedades que fazem bem à saúde, mas a relação do ser humano com a bebida pode ser totalmente doentia. Então, o problema não é da bebida, mas da relação que o homem estabelece com ela. Beber pode sim, mas se alcoolizar e passar do ponto nunca!

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)