Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Álcool gel que seria doado por farmácia era impróprio para uso na pele

Álcool gel que seria doado por farmácia era impróprio para uso na pele

Prefeitura de Paranaíba - 24 de março de 2020 - 09:20

Álcool gel que seria doado por farmácia era impróprio para uso na pele

Uma polêmica tomou conta das redes sociais dos paranaibenses na manhã desta segunda-feira (23), que foi o embargo da doação de álcool gel de uma farmácia no bairro Industrial de Lourdes, em Paranaíba. No entanto, a Vigilância Sanitária proibiu a ação por vários motivos, um deles é que o produto é impróprio para ser usado na pele.

“O produto que eles estavam distribuindo e até venderam na semana passada e pretendiam distribuir novamente hoje, não é um álcool próprio para ser usado na pele, ele é para limpeza de superfícies”, explica Giane Machado, coordenadora da Vigilância Sanitária de Paranaíba.

No rótulo do produto, encontrado na farmácia, está a indicação do modo de uso e finalidade do mesmo, que diz: aplique o álcool diretamente nas superfícies, vidros; azulejos; fórmicos e com pano umedecido espalhe o produto. Já as precauções são: perigo produto inflamável; conserve fora do alcance de crianças e animais domésticos; em caso de contato com a pele, lavar a parte atingida por 30 minutos.

A denuncia foi feita na Vigilância Sanitária por uma idosa que desconfiou da procedência do produto. “Ele [o dono] não pode fracionar o álcool em potinhos menores, apenas as farmácia de manipulação pode fazer isso, e lá é uma drogaria”, alerta ela.

Outro erro foi à falta de identificação nos potes, isto é, rótulos identificando o que é o produto e farmacêutico responsável. A idosa teve reação alérgica na mão e a farmácia foi notificada.

Giane afirma ainda que a questão não foi a boa ação, já que isso é positivo, inclusive mesmo as drogarias não podendo manipular produtos, seria considerável a ação, mas o problema foi o uso de produto impróprio. “Isso não pode ser feito de maneira alguma, coloca em risco a vida de quem for utilizar”, finalizou.

SIGA-NOS NO Google News