Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Álcool: 17% da população adulta admite consumo excessivo

Agência do Rádio - 16 de abril de 2008 - 09:01

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o uso abusivo de álcool é o principal fator de risco para doenças crônicas não-transmissíveis. Em pesquisa com 54 mil entrevistados nas 27 capitais do País, o Ministério da Saúde constatou que 17% da população adulta havia consumido álcool em excesso, pelo menos uma vez, nos 30 dias imediatamente anteriores à entrevista. O consumo de mais de 5 doses é considerado excessivo para os homens. Para as mulheres, mais de 4 doses já é um exagero. A coordenadora geral do Departamento de Análise da Situação da Saúde, Déborah Malta, cita alguns os malefícios que o abuso na ingestão de álcool pode causar.

"O consumo excessivo de bebidas alcoólicas é muito importante na produção de doenças cardiovasculares, de neoplasias, além de causar também, a sua dependência, um absenteísmo maior ao trabalho, um risco maior também de envolver-se também em depressão, em suicídios, além também do uso abusivo predispor a maior taxas de acidente de trânsito, acidentes de trânsito e violências".

Segundo Déborah Malta, o uso abusivo de álcool foi maior entre os homens do que entre as mulheres. Cerca de 27% dos homens entrevistados beberam em excesso no último mês. Entre as mulheres, foram pouco menos de 10%. O consumo moderado e eventual de bebidas alcoólicas não está diretamente ligado a nenhum tipo de doença.

De Brasília, Marcelo Brito

SIGA-NOS NO Google News