Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

17/02/2006 10:35

Alcides Silva: O ‘eu’ e o ‘mim’

Alcides Silva

Língua portuguesa, inculta e bela!
Alcides Silva

O ‘eu’ e o ‘mim’

É corriqueiro você ler ou ouvir “isso é para mim fazer”, “nada existe entre eu e você” ou frases semelhantes, onde o pronome oblíquo “mim” substitui o pronome pessoal reto “eu”, ou vice-versa.
Sabemos que o pronome pessoal, aquele que indica a pessoa gramatical, pode ser reto ou oblíquo. Os pronomes pessoais retos desempenham a função de sujeito e são eu, tu, ele ou ela, nós, vós, eles ou elas, conforme indiquem as primeiras, segundas ou terceiras pessoas gramaticais. Os pronomes oblíquos exercem a função de complemento verbal e podem ser tônicos ou átonos. São tônicos: mim, comigo, ti, contigo, ele, ela, si, consigo, nós, conosco, vós, convosco, eles, elas, si, consigo. São átonos: me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, se, os, as, lhes.
Guarde este princípio: as formas oblíquas tônicas vêm sempre acompanhadas de preposição:
Para mim tudo está acabado - A ti devemos a liberdade – Em ti repousam nossas esperanças – A ele cabe a escolha – Senhor, rogai por nós – Acreditamos em vós – Tudo foi acertado entre eles.
Pela tradição gramatical os pronomes eu e tu não devem vir regidos por preposição. Daí é incorreto, pela norma culta, você escrever ou falar frases como “entre eu e tu”.
No rigorismo da linguagem formal, o certo seria “entre mim e ti”:
“Entre mim e mim há vastidões bastantes
para a navegação dos meus desejos afligidos”
Cecília Meireles; “Viagens”, poema “Noções”. (Obs. Não há erro de transcrição: os pronomes do verso ceciliano são mesmo “mim e mim”).
Às vezes, frases são encontradas com o pronome reto precedido de preposição e estão absolutamente corretas:
“Isso é para eu fazer” –“Este livro é para tu leres”.
É que nessas frases, a preposição não está regendo o pronome, mas o verbo. Aqui, a preposição “para” não está regendo o pronome eu (sujeito do verbo fazer) ou o pronome tu (sujeito do verbo ler), mas os respectivos verbos.
Observe que nesses exemplos a ligação sintática é “Isso é para fazer” – “Este livro é para leres”. E não “Isso é para eu” ou “Este livro é para tu”.
Todavia, na linguagem do dia-a-dia está se tornando comum o emprego das formas retas: “Há enorme distância entre eu e você”.
Aliás, essa construção vem se insinuando na linguagem literária desde Castilho e a tradução de “Misantropo”, de Molière, por ele feita em meados do século XIX:
“Odeio toda a gente / com tantas veras d’alma e tão profundamente, / que me ufano de ouvir que entre eles e eu existe / separação formal”.
Um outro exemplo mais recente:
“Entre eu e minha mãe existe o mar” (Ribeiro Couto, “Poesias Reunidas”, edição de 1960).
Para concluir, se na linguagem falada, coloquial e descompromissada, existe a liberdade de empregar-se os pronomes eu e tu regidos por preposição, na linguagem culta, formal, essa faculdade constitui um solecismo, erro gramatical que deve ser sempre evitado em benefício de um texto limpo.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)