Cassilândia, Domingo, 26 de Março de 2017

Últimas Notícias

31/10/2008 04:19

Alcides Silva: Língua portuguesa, inculta e bela

Alcides Silva

Língua portuguesa, inculta e bela
Alcides Silva
Parece, mas não é
Vez por outra redatores de jornais confundem conceitos e utilizam-se de palavras que parecem ser sinônimas. Aí o texto fica confuso. Veja as situações abaixo:
1º - Mesmo = Igual
Outro dia li que para determinada festa popular era esperado o “mesmo público” do ano passado. Impossível. O que os organizadores poderiam esperar era “igual público”. “Mesmo” e “igual” não são sinônimos. “Mesmo” significa “o próprio”, “um só”, “invariável”, no caso, um público composto das mesmíssimas pessoas. “Igual” é o que tem a mesma natureza, semelhante, mas é “outro”. Se seu veículo está com o mesmo problema mecânico, significa que o defeito não foi consertado. Mas se seu automóvel voltou a ter igual defeito, isso quer dizer que apresentou um problema idêntico ao ocorrido anteriormente.
O prof. Sérgio Nogueira ilustrou a explicação com conhecida anedota:
“Um casal de velhinhos foi visitar uma exposição de animais. Ao ver o touro campeão, o velhinho perguntou ao proprietário o valor do animal. Ficou espantado com o valor altíssimo e quis saber por quê. O dono do animal lhe respondeu:
“-Num mês ele é capaz de cobrir 30 vacas”.
Aí, quem, ficou espantada foi a velhinha, que exclamou:
“-Tá vendo, meu velho!?”
O velhinho, ofendido, então perguntou:
“-Mas ... é sempre a mesma vaca?”
“-É claro que não”, respondeu o proprietário do touro.
Então, o velhinho, sentindo-se vingado, devolveu:
“-Tá vendo, minha velha!?”
2º - Eventual = Provável
Há dez anos, o ex-ex-ex- Paulo Maluf teve o seu nome ligado à divulgação de um
feixe de documentos (o episódio ficou conhecido como Dossiê Cayman), tidos como falsos, cuja papelada (xerocópias não autenticadas) mostraria a existência de uma conta bancária em ilha carabenha em nome de Fernando Henrique, José Serra, Mário Cova de Sérgio Motta (os dois últimos, já falecidos), coisa envolvendo a espantosa quantia de US$ 380 milhões. Consta que a Eucatex, empresa de Maluf, pagara R$ 4 milhões para ter acesso àquela documentação. Um consogro de Maluf teria procurado Lula antes do 2º turno da eleição estadual de 1998, propondo que o PT divulgasse o conteúdo da papelama. Uma nora e uma filha do ex-ex foram a casa de Marta Suplicy (terceira colocada no 1º turno daquela eleição estadual e, repetente, agora avassaladoramente derrotada por Gilberto Kassab, nas eleições paulistanas de domingo passado) com o mesmo propósito. Entre o perigo de o arquiinimigo Covas ser reeleito e o desastre de Maluf no governo paulista, o PT achou melhor sair da estória. Descoberta a trama e perguntado pela imprensa, o ex-ex-ex saiu-se com esta: “o dossiê é eventualmente falso...”
Perdeu na compra daqueles papéis fajutos, claudicou no vernáculo e, hosanas!, foi derrotado naquela eleição.
O advérbio eventualmente significa coisa que depende de um acontecimento, de um evento, que é incerto. O dossiê é ou não é falso. Ele não pode ser falso hoje e amanhã, dependendo de um acaso, não o ser. Uma moça pode ser supostamente virgem, mas não eventualmente virgem hoje e amanhã, ligeiramente grávida.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 26 de Março de 2017
Sábado, 25 de Março de 2017
21:10
Cassilândia
15:01
Curiosidade
10:00
Receita do dia
06:20
Loterias
06:18
Loterias
Sexta, 24 de Março de 2017
23:20
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)