Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

29/09/2004 10:55

Alcides Silva: Língua portuguesa, inculta e bela!

Alcides Silva/O Jornal de Santa Fé do Sul

A dúvida:
“Qual a expressão correta:
Todo o poder emana do povo ou Todo poder emana do povo?
Todo é um pronome indefinido, isto é, determina o substantivo de modo vago, indeterminado ou impreciso e seu significado varia conforma esteja colocado na frase.
Sem artigo, tem a significação de um, cada, qualquer: Trabalho todo dia (= cada dia, qualquer dia); com artigo, significa inteiro: Toda a população deve ser consultada (= a população inteira). Toda casa (= qualquer casa) um dia precisa ser reformada. Toda a casa (= a casa inteira) precisa de ser reformada. Trabalho todo o dia.
As duas expressões constantes da dúvida estão corretas, porém com significações diferentes. Na primeira forma, o poder inteiro provém do povo: na segunda, qualquer poder tem sua origem no povo. No sentido em que está na Constituição Federal “todo poder” significa, o poder em sua plenitude, na totalidade das partes, e “todo poder” tem sentido partitivo e quer dizer qualquer um dos poderes da República.
Se a palavra todo aparecer depois de substantivo e significar inteiro, é um adjetivo: Andei o dia todo (o dia inteiro). Quando colocado antes do substantivo, para trazer a significação de inteiro deve vir seguido de um artigo. Toda a manhã estive trabalhando ( a manhã inteira). Quando modificar adjetivo ou verbo, funciona como advérbio: Os vivitantes ficaram todos admirados. Molhou-se toda na chuva. Mesmo exercendo a função de advérbio, conserva a propriedade de adjetivo, flexionando-se.
A forma neutra de todo é tudo e funciona como pronome substantivo ou como pronome adjetivo: Comeu de tudo (pronome substantivo)- Tudo aquilo era verdade (pronome adjetivo). Quando seguido de que, reclama o artigo o e exerce a função de pronome demonstrativo: Tudo o que foi falado era verdade.
Outra dúvida:
“Quando a palavra algum tem significado positivo e quando o tem negativo?”
Algum também é pronome indefinido e, da mesma forma que todo, o seu significado varia conforme sua colocação na frase.
Quando empregado antes do substantivo, algum tem valor positivo e significa qualquer: Preciso de algum tempo para me preparar. Depois do substantivo equivale a nenhum, tem valor negativo e, normalmente, deve ser precedido de outra negativa, em geral não, sem, nada ou nem: Não preciso de tempo algum para me preparar. Quando expressões como de modo, de forma, de maneira, de jeito (ou equivalentes) derem valor negativo à oração, o indefinido algum dispensa o uso de não, nem, sem e nada: De modo algum preciso de tempo para me preparar.
Algum ainda pode significar certo, um pouco de: Ele fez alguma coisa errada.
Além da forma feminina alguma, usada no exemplo acima, algum ainda possui as formas cognatas algo e alguém, que são pronomes: alguém indicando o nome de pessoa e algo, substituindo o de coisa: Alguém me disse que ele viria. Algo de sério deve ter ocorrido para ele não ter vindo. “Há algo de podre no reino da Dinamarca”.
Nenhum é a forma negativa de algum, cuja forma neutra é nada: Nenhum pedido será atendido. Nada do que se falou era verdade.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)