Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Alcides Silva: Língua portuguesa, inculta e bela!

Alcides Silva/O Jornal de Santa Fé do Sul - 29 de setembro de 2004 - 10:55

A dúvida:
“Qual a expressão correta:
Todo o poder emana do povo ou Todo poder emana do povo?
Todo é um pronome indefinido, isto é, determina o substantivo de modo vago, indeterminado ou impreciso e seu significado varia conforma esteja colocado na frase.
Sem artigo, tem a significação de um, cada, qualquer: Trabalho todo dia (= cada dia, qualquer dia); com artigo, significa inteiro: Toda a população deve ser consultada (= a população inteira). Toda casa (= qualquer casa) um dia precisa ser reformada. Toda a casa (= a casa inteira) precisa de ser reformada. Trabalho todo o dia.
As duas expressões constantes da dúvida estão corretas, porém com significações diferentes. Na primeira forma, o poder inteiro provém do povo: na segunda, qualquer poder tem sua origem no povo. No sentido em que está na Constituição Federal “todo poder” significa, o poder em sua plenitude, na totalidade das partes, e “todo poder” tem sentido partitivo e quer dizer qualquer um dos poderes da República.
Se a palavra todo aparecer depois de substantivo e significar inteiro, é um adjetivo: Andei o dia todo (o dia inteiro). Quando colocado antes do substantivo, para trazer a significação de inteiro deve vir seguido de um artigo. Toda a manhã estive trabalhando ( a manhã inteira). Quando modificar adjetivo ou verbo, funciona como advérbio: Os vivitantes ficaram todos admirados. Molhou-se toda na chuva. Mesmo exercendo a função de advérbio, conserva a propriedade de adjetivo, flexionando-se.
A forma neutra de todo é tudo e funciona como pronome substantivo ou como pronome adjetivo: Comeu de tudo (pronome substantivo)- Tudo aquilo era verdade (pronome adjetivo). Quando seguido de que, reclama o artigo o e exerce a função de pronome demonstrativo: Tudo o que foi falado era verdade.
Outra dúvida:
“Quando a palavra algum tem significado positivo e quando o tem negativo?”
Algum também é pronome indefinido e, da mesma forma que todo, o seu significado varia conforme sua colocação na frase.
Quando empregado antes do substantivo, algum tem valor positivo e significa qualquer: Preciso de algum tempo para me preparar. Depois do substantivo equivale a nenhum, tem valor negativo e, normalmente, deve ser precedido de outra negativa, em geral não, sem, nada ou nem: Não preciso de tempo algum para me preparar. Quando expressões como de modo, de forma, de maneira, de jeito (ou equivalentes) derem valor negativo à oração, o indefinido algum dispensa o uso de não, nem, sem e nada: De modo algum preciso de tempo para me preparar.
Algum ainda pode significar certo, um pouco de: Ele fez alguma coisa errada.
Além da forma feminina alguma, usada no exemplo acima, algum ainda possui as formas cognatas algo e alguém, que são pronomes: alguém indicando o nome de pessoa e algo, substituindo o de coisa: Alguém me disse que ele viria. Algo de sério deve ter ocorrido para ele não ter vindo. “Há algo de podre no reino da Dinamarca”.
Nenhum é a forma negativa de algum, cuja forma neutra é nada: Nenhum pedido será atendido. Nada do que se falou era verdade.

SIGA-NOS NO Google News