Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

26/11/2009 09:40

Alcides Silva: Língua portuguesa, inculta e bela!

Alcides Silva

A vírgula no período composto:

Na semana passada, o assunto foi a virgulação nos períodos simples, isto é, naqueles formados por uma única oração ou frase. Neste comentário, como prometido, o foco será a vírgula nos períodos compostos por duas ou mais orações.
Período composto por coordenação:
As orações coordenadas são sindéticas (quando a conjunção está expressa) e assindéticas (conjunção oculta). As orações coordenadas assindéticas devem sempre ser separadas por vírgula.
Orações coordenadas são as que indicam:
a- adição (e, nem, mas também, isto é, unem pensamentos similares ou equivalentes): Ele não veio, nem mandou representantes. Observação: as orações coordenadas aditivas iniciadas pela conjunção e só terão vírgula quando os sujeitos forem diferentes ou quando o e aparecer repetido: Ele dançava, e pulava, e gritava, e batia palmas com muita fúria – A rua estava escura, e os meninos saíram correndo.
b- alternância (ou, ou ... ou, ora ... ora, já ...já, quer ... quer e ligam pensamentos que se excluem ou se alternam): Ora passava as mãos na cabeça, ora as esfregava no rosto.
c-adversidade (mas, porém, contudo, no entanto, todavia etc., e ligam pensamentos que se contrastam entre si): Sejamos condescendentes, mas não tolos.
d- conclusão (logo, portanto, por conseguinte, por conseqüência – após o verbo da oração...): Penso, logo existo
e- explicação (porque, pois, que, porquanto, e a segunda oração se apresenta justificando a anterior): Não tenha medo, pois estamos aqui para defendê-lo.
Período composto por subordinação:
Orações subordinadas substantivas: não se separam por vírgula. As orações subordinadas substantivas são a que exercem a função de sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo do sujeito, complemento nominal e aposto: É necessário que tenhamos juízo. (‘que tenhamos juízo’ é oração que funciona como sujeito do verbo ser).
Oração subordinada adjetiva pode ser explicativa ou restritiva. A oração subordinada adjetiva explicativa é a que exerce a função de aposto explicativo. A oração subordinada adjetiva restritiva é a que exerce a função de adjunto adnominal. Só a explicativa é separada por vírgula; a restritiva não.
As orações subordinadas adjetivas são as iniciadas por pronome relativo que, quem, onde, o qual e a qual, cujo, cuja, quanto, quanta (e respectivos plurais): A casa, onde ela reside, é rústica.
Orações subordinadas adverbiais: São separadas por vírgula quando estiverem no início ou no meio do período: Tão logo ele chegue com os livros, avisar-lhe-ei.
Observação importante: a vírgula é sempre uma pausa na leitura ou na fala, mas nem toda pausa é representada por vírgula. Volto a dizer: somente boas e permanentes leituras nos proporcionarão o manejo correto da virgulação.
Observação final: para quem pretenda se aprofundar no estudo, recomendo, de Celso Pedro Lutf, o livro “A Vírgula”, que pode ser adquirido pela Internet.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)