Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Alcides Silva: Língua portuguesa: inculta e bela

Alcides Silva - 24 de maio de 2008 - 09:27

As orquídeas afrodisíacas

Teofrasto, filósofo e naturalista grego, discípulo de Platão e de Aristóteles, nasceu em Éreso, na ilha de Lesbos, por volta de 371 aC. Seu pai era um abastado pisoeiro (tintureiro). Iniciou os estudos em Lesbos , mas aos 17 anos já estava em Atenas, onde se ligou a Platão e depois a Aristóteles. Consta que seu verdadeiro nome era Tirtamos e que foi Aristóteles quem o apelidou de Teofrasto ("o que tem eloqüência divina"), nome pelo qual se tornou conhecido. Pois foi ele quem escreveu, três séculos antes de Cristo, duas obras científicas que se tornaram famosas: “Investigações sobre as Plantas” e “As Causas das Plantas”. Nelas, dentre a variedade de plantas que descreveu, a uma delas denominou de orchídion, por possuir dois caroços gêmeos nas raízes. Orchídion é diminutivo do grego órchis/órchios, testículo, em vernáculo.
E o nome orquídea foi dado à planta porque os dois caroços da raiz se assemelhavam aos testículos masculinos (testículos masculinos, porque há uma tendência de denominar-se genericamente de testículos femininos os dois ovários, que são os órgãos reprodutores da mulher).
Em razão da semelhança, por muito tempo acreditou-se que essa planta possuísse propriedades afrodisíacas; os tubérculos de suas raízes foram disputadíssimos na Idade Média porque supunha-se excelentes estimulantes sexuais. Foi a catuaba daqueles tempos, ou os valorosos e respeitabilíssimos ‘viagra’ e ‘cialis’, dos dias de hoje.
Essa analogia semântica não ocorreu somente em palavras derivadas do grego. É por analogia aos órgãos do corpo que se diz pé de mesa, boca da noite, braço de rio, língua de fogo, dente de alho etc.
Os astecas - povos que habitavam o México e parte da América Central, antes da conquista espanhola - cultivavam uma fruta comestível e de onde extraiam óleo, à qual chamavam de awákatl (testículo, na língua deles, o náuatle) por causa da semelhança de sua forma.
Os espanhóis quinhentistas, os colonizadores, comumente trocavam a pronúncia da letra ‘v’ pelo ‘b’ e, assim o awákatl dos índios astecanos passou a ser conhecido como abacate.
Por que será que chama bago ou baga o fruto do cacho de uvas? Ou de orca, o pequeno vaso bojudo e de forma ovalada, semelhante a uma ânfora, porém sem as duas asas?
Ite é um sufixo designativo de doença inflamatória de órgão ou de tecido. Bronquite (que eu padeço pelos anos de fumante) é a dos brônquios; amigdalite, das amígdalas; colite, do colo, dermatite, da pele, duodenite, do duodeno, faringite, da faringe, meningite, da meninge, peritonite, do peritônio etc.
Já a inflamação dos testículos não se chama de ‘testiculite’, mas de orquite, palavra derivada do mesmo órchis de onde saíram as orquídeas.

SIGA-NOS NO Google News