Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

22/08/2008 09:04

Alcides Silva: Língua portuguesa, inculta e bela!

Alcides Silva

Língua portuguesa, inculta e bela!
Alcides Silva
Linguagem de futebol
Com mais a derrota do futebol brasileiro nas Olimpíadas, a frustração do ouro, desta vez em Pequim, e, como consolo, aproveitando pesquisa efetuada por Marcelo Duarte (“O Guia dos Curiosos -Língua Portuguesa”, Panda Books, São Paulo, 2ª reimpressão, 2006), eis a origem de alguns termos ligados àquele esporte:
Bola -A palavra vem do latim bulla. As primeiras referências a ela surgiram em pinturas de 2000 a.C. feitas em paredes de tumbas egípcias.
Campeão - É o grito preferido de todo torcedor. Sua origem é tão controversa quanto alguns campeonatos decididos no tapetão. Para alguns gramáticos, a palavra veio do latim medieval campione, que também sofreu influência do espanhol campeón. Para outros, a origem é a palavra germânica kampjo, que deriva do kamp, campo de batalha.
Cartola - No passado, o futebol era um esporte aristocrático. Os uniformes dos jogadores tinham até gravata, e alguns dirigentes usavam cartola. Com o tempo, porém, o termo ganhou conotação pejorativa, passando a classificar dirigentes de entidades esportivas que se aproveitam de sua posição em benefício próprio.
Chaleira - É um chute dado com o lado de fora do pé, estando a perna levantada e dobrada. A jogada foi criada por Charles Miller, que trouxe a primeira bola de futebol para o Brasil. O lance chamava-se “charles”mas com o tempo passou a “chaleira”.
Chute - Veio do inglês shoot, que significa “tiro, arremesso, lançamento”. Da palavra chute derivou “chuteira”
Copa do Mundo -A primeira taça disputada por seleções nacionais foi chamada de Cup. A partir de 1872, Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales passaram a se enfrentar, para tentar conquistá-la. A World Cup, ou Copa do Mundo, nada mais foi do que a ampliação da CUP britânica para os demais países em 1930.
Córner - A palavra é proveniente do inglês. Córner vem de corner, que significa “canto”.
Corneteiro - Torcedor ou dirigente que tenta influenciar na escalação ou na política do clube, espalhando comentários e boatos. O nome vem de “boi-corneta”, um boi que, com seus mugidos, consegue reunir parte do rebanho em volta de si.
Craque - No turfe, os ingleses chamavam o melhor cavalo do páreo de crack-horse. O futebol copiou o termo e passou a designar de crack os melhores jogadores de um time. A palavra foi aportuguesada para “craque”.
Drible - Mais uma palavra com origem no inglês. To dribble significa “enganar, fintar”.
Folha seca – O criador da jogada foi o meia Didi (1928-2001), do clube carioca Botafogo, nas Eliminatórias da Copa de 1958. A partida foi contra o Peru, em 21 de abril de 1957. Na cobrança de uma falta, Didi fez a bola subir muito, com uma estranha trajetória. Ao passar pela barreira, desceu muito rápido e entrou no gol, como uma folha seca caindo do galho.
Frango - Não há registro de como nem onde surgiu a palavra “frango” para designar uma falha do goleiro. A explicação mais aparente, ainda que um pouco imprecisa, e que, ao escapar facilmente das mãos do goleiro, a bola parece estar “viva”, como se reproduzisse o baile que um frango no galinheiro costuma dar em quem tenta pegá-lo.
Futebol - Forma aportuguesada do inglês football, palavra composta de foot (pé) e ball (bola). No Brasil, alguns estudiosos tentaram criar palavras para substituir o anglicismo: ludopédio, pebol, balípodo, pedibola, bodabolismo. Nenhum conseguiu engrenar. Nos Estados Unidos se chama soccer. Conforme o futebol foi se desenvolvendo na Inglaterra, formou-se para ele uma associação exclusiva, chamada football Association. Quando o esporte chegou aos Estados Unidos, os americanos não quiseram empregar o termo football para designá-lo, uma vez que já usavam essa palavra para denominar o futebol americano jogado com as mãos e com uma bola oval. Por isso, optaram por adotar uma forma reduzida do nome association: de assoc(cer)iation surgiu soccer.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)