Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

21/06/2012 16:40

Alcides Silva: Língua portuguesa, inculta e bela!

Alcides Silva

Verbos terminados em “gir”

Os verbos agir, corrigir. dirigir, fugir e todos os demais terminados em “gir” (não há os terminados em “jir” na língua portuguesa), exigem, na primeira pessoa do presente do indicativo, que o “g” seja trocado por “j” pela razão simples da pronúncia: eu ajo, eu corrijo, eu me dirijo, eu fujo. Não houvesse a troca da letra, teria que dizer eu ago, eu corrigo, eu dirigo eu fugo. No presente do subjuntivo, o “j” aparece em todas as formas: que eu dirija que tu dirijas que ele dirija que nós dirijamos que vós dirijais que eles dirijam. No imperativo afirmativo, a mudança ocorre na 3ª pessoa do singular (dirija) e na 1ª e 3ª pessoas do plural (dirijamos e dirijam).
Nos verbos terminados em jar a letra jota permanece em todas as conjugações: viajo, viajas, viaje, viajamos etc. Todavia, os substantivos relativos a esses verbos são grafados com g: coragem, ferrugem, viagem, etc.
“Mantenham a coragem e encorajem seus companheiros” – “Evite a ferrugem e pinte as cadeiras para que não se enferrujem”.
A palavra viajar tem origem latina. É derivada de via= caminho percorrido, trajeto.
A propósito, a consoante j é uma degeneração do i latino: Gesiminum= jasmim –Germano= irmão - Ian= já – Iudice= juiz – Hierosalyman= Jerusalém – Hiacinthum= Jacinto – Hypogeum= jazigo.
O sempre lembrado mestre Said Ali explicava que “naquelas palavras onde hoje escrevemos e pronunciamos o j, a pronúncia antiga não diversificava da nossa, embora em ditas palavras pusessem ora j ora i, como em peleja e peleia, seja e seia, aja e aia, junto e iunto, jaz e iaz” (“Gramática Histórica da Língua Portuguesa”, Livraria Acadêmica, Rio, 1971, p. 36).
Já comentei nesta coluna que o substantivo viagem veio do provençal viatge, derivado do latim viaticum, palavra como eram designadas as ‘provisões para o caminho’, isto é, a comida que se levava para um deslocamento, um passeio, uma peregrinação. Caso típico de metonímia (emprego do conteúdo pelo continente), o alimento passou a significar a própria jornada, a viagem. As combinações di, si, se, ve, seguidas de vogal também produziram em português a letra jota: hodie= hoje – diurnalem= jornal – eclesian= igreja – basium= beijo - caseum= queijo – foveum= fojo (armadilha para caça de animais ferozes que consiste em um buraco profundo, cavado no chão e disfarçado com ramos e galhos).
Por seu turno, a letra g é conseqüência do abrandamento do c latino: Catum= gato. O ge e o gi do vernáculo geralmente representam um g latino: gibba¬= geba( corcunda, mulher feia); agitare= agitar; gelu= gelo; suggerere= sugerir.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)