Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

20/12/2012 13:19

Alcides Silva: Língua portuguesa, inculta e bela!

Alcides Silva

Festas natalinas

Com a chegada do fim do ano, têm início os preparativos para festejar as realizações do tempo que está terminando e sonhar as expectativas do porvir que se aproxima. A época é de comemorações, de amigo-secreto, de compra de presentes e lembranças. Difícil, porém, o cidadão assalariado, o classe-média comum, que não fique com as reservas raspadas. Como se diz popularmente: liso e leso...
O “liso” desse dístico não é aquilo que não tem aspereza, pregas ou rugas, pele de pêssego, que é plano, macio ou acetinado, aquele que é sincero ou amável, nem tampouco o correto ou inatacável, mas o pronto, o duro, o sem dinheiro, o desprevenido, o quebrado, o teso, o “durangokid”. Do latim vulgar, lisius é de origem incerta; o Houaiss diz que “o vocábulo é comum às línguas ibéricas”.
O “leso” tem origem conhecida. Particípio passado do verbo latino laedère (ferir, prejudicar). laesus significa ferido, danificado, prejudicado, estragado, lesado (““ Gama, embora ferido, um braço leso de todo, persistia em combater” – Aquilino Ribeiro, Portugueses das Sete Partidas, p. 119”, citado pelo “Aurélio, Século XXI”).
Como para obter dinheiro, em tese, é necessário que a pessoa esteja com saúde, ‘inteira’, ‘ileso’ (normalmente, ó mensaleiros, o dinheiro vem do trabalho!), a expressão liso e leso tem assim o significado de não possuir recursos financeiros e nem estar em condições de obtê-los.
O Aurélio Séc.XXI registra a expressão liso, leso e louco, aquele que está “em péssima situação financeira; a nenhum”.
O adjetivo leso varia de número e de gênero para acompanhar o substantivo: lesa-pátria (lesas-pátrias), lesa-gramática (lesas-gramáticas), lesa-majestade (lesas-majestades). Se o substantivo for masculino, o adjetivo permanece nesse mesmo gênero: leso-patriotismo, lesos-patriotismos.
O termo leso tem diversas significações e como substantivo é aquele que é ou age como doido; amalucado, desequilibrado, aloprado.
Confraternização
Os amigos confraternizam-se no final do ano
Não. Os amigos realizam festas de confraternização, mas não se confraternizam, porque a idéia de reciprocidade, de permuta já está contida no prefixo con. Para a grande maioria dos gramáticos, o verbo confraternizar não tem a forma pronominal: Os jogadores do Corinthians confraternizaram com a torcida na chegada do Japão.
O “Aurélio Século XXI”, em posição escoteira, o registra, também, como verbo pronominal, na acepção de ‘tratar fraternalmente; demonstrar respeito ou carinho’.
Esse verbo (con + fraternizar) significa unir como irmãos, congregar fraternalmente, irmanar.
Feliz ano novo
Essa expressão tão comum, analisada à luz da gramática, contém um pequenino senão. A ordem dos termos na oração é importante. Em “Feliz ano novo” não se sabe em até que parte do ano valem os votos de felicidade. Se alterarmos a ordem de colocação das palavras na frase e dissermos “Feliz novo ano”, os votos valerão para o ano todo.
Em face disso, queridos leitores, Feliz Natal e Próspero Novo Ano.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)