Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Alcides Silva: Língua portuguesa, inculta e bela!

Alcides Silva - 20 de dezembro de 2012 - 13:19

Festas natalinas

Com a chegada do fim do ano, têm início os preparativos para festejar as realizações do tempo que está terminando e sonhar as expectativas do porvir que se aproxima. A época é de comemorações, de amigo-secreto, de compra de presentes e lembranças. Difícil, porém, o cidadão assalariado, o classe-média comum, que não fique com as reservas raspadas. Como se diz popularmente: liso e leso...
O “liso” desse dístico não é aquilo que não tem aspereza, pregas ou rugas, pele de pêssego, que é plano, macio ou acetinado, aquele que é sincero ou amável, nem tampouco o correto ou inatacável, mas o pronto, o duro, o sem dinheiro, o desprevenido, o quebrado, o teso, o “durangokid”. Do latim vulgar, lisius é de origem incerta; o Houaiss diz que “o vocábulo é comum às línguas ibéricas”.
O “leso” tem origem conhecida. Particípio passado do verbo latino laedère (ferir, prejudicar). laesus significa ferido, danificado, prejudicado, estragado, lesado (““ Gama, embora ferido, um braço leso de todo, persistia em combater” – Aquilino Ribeiro, Portugueses das Sete Partidas, p. 119”, citado pelo “Aurélio, Século XXI”).
Como para obter dinheiro, em tese, é necessário que a pessoa esteja com saúde, ‘inteira’, ‘ileso’ (normalmente, ó mensaleiros, o dinheiro vem do trabalho!), a expressão liso e leso tem assim o significado de não possuir recursos financeiros e nem estar em condições de obtê-los.
O Aurélio Séc.XXI registra a expressão liso, leso e louco, aquele que está “em péssima situação financeira; a nenhum”.
O adjetivo leso varia de número e de gênero para acompanhar o substantivo: lesa-pátria (lesas-pátrias), lesa-gramática (lesas-gramáticas), lesa-majestade (lesas-majestades). Se o substantivo for masculino, o adjetivo permanece nesse mesmo gênero: leso-patriotismo, lesos-patriotismos.
O termo leso tem diversas significações e como substantivo é aquele que é ou age como doido; amalucado, desequilibrado, aloprado.
Confraternização
Os amigos confraternizam-se no final do ano
Não. Os amigos realizam festas de confraternização, mas não se confraternizam, porque a idéia de reciprocidade, de permuta já está contida no prefixo con. Para a grande maioria dos gramáticos, o verbo confraternizar não tem a forma pronominal: Os jogadores do Corinthians confraternizaram com a torcida na chegada do Japão.
O “Aurélio Século XXI”, em posição escoteira, o registra, também, como verbo pronominal, na acepção de ‘tratar fraternalmente; demonstrar respeito ou carinho’.
Esse verbo (con + fraternizar) significa unir como irmãos, congregar fraternalmente, irmanar.
Feliz ano novo
Essa expressão tão comum, analisada à luz da gramática, contém um pequenino senão. A ordem dos termos na oração é importante. Em “Feliz ano novo” não se sabe em até que parte do ano valem os votos de felicidade. Se alterarmos a ordem de colocação das palavras na frase e dissermos “Feliz novo ano”, os votos valerão para o ano todo.
Em face disso, queridos leitores, Feliz Natal e Próspero Novo Ano.

SIGA-NOS NO Google News