Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Alcides Silva: Língua portuguesa, inculta e bela!

Alcides Silva - 20 de novembro de 2009 - 06:43

Virgular

Pedem-me que volte a falar da vírgula, que, segundo os solicitantes – com absoluta razão -, é um dos maiores problemas para quem escreve textos.
Não dá para resumir no espaço restrito deste artiguete, em um único comentário, todas as regras e princípios de como usar corretamente o tal sinal gráfico, até porque a decoreba não funciona para o emprego desse sinal gráfico. São necessárias muitas leituras de bons autores.
Proponho que hoje nossa atenção se fixe exclusivamente da vírgula em períodos simples, aqueles postos por uma única oração. A análise do emprego em períodos compostos ficará para a próxima semana.
Para início de conversa, a vírgula representa sempre uma pequena pausa, tanto na oração como na leitura. Não haverá vírgula se não houver oração ou frase.
Quando for necessário separar termos de uma mesma oração, deve-se usar a vírgula nos seguintes casos:
1. Para isolar adjuntos adverbiais antecipado. Adjuntos adverbiais, na lição de Celso Cunha, são termos de valor adverbial que denotam alguma circunstância do fato expresso pelo verbo ou intensifica o sentido deste, ou de um adjetivo, ou de um advérbio. As principais circunstâncias são as de tempo, lugar, causa, companhia, modo, meio, afirmação, negação, intensidade, finalidade, dúvida, condição etc.
Os adjuntos adverbiais estarão antecipados quando estiverem no início ou no meio do período: Em minha alma, a saudade é imensa.
2. Para isolar o aposto explicativo: Aquela morena, de olhos amendoados, foi a sua perdição.
3. Para isolar o vocativo: Que dor profunda, meu Deus.
4. Para isolar os objetos pleonásticos: Aos puros e mansos de coração, conceda-se-lhes a graça eterna. (Obs.: haverá objeto pleonástico quando um verbo possuir dois complementos que se referem a um elemento só).
5. Para isolar os elementos repetidos: De nada, absolutamente nada, valeram os conselhos que lhe dei.
6. Para isolar o predicativo do sujeito deslocado, quando o verbo não for de ligação: A platéia, entusiasmada, aplaudiu o cantor.
7. Para separar elementos coordenados: Elementos coordenados são termos que exercem a mesma função sintática: Geralmente os políticos modernos são discursistas, declamadores, cansativos, frívolos, ocos, triviais.
8. Para isolar conjunção coordenativa intercalada - (mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto, logo, portanto, por conseguinte, então): Era noite, porém não muito escura.
9. Para indicar a supressão do verbo já expressado: Uns gostam dos olhos, outros, da remela.
10. Para separar, nas datas, o lugar: São Paulo, 21 de novembro de 2009.
11. Para isolar as expressões explicativas (isto é, a saber, ou melhor, melhor dizendo, quer dizer): Gozarei férias no mês que vem, ou melhor, a partir de 10 de fevereiro.
12. Para separar frases iniciadas pelas expressões e sim, e não, mas sim: Se beber não dirija, e sim, peça que outrem o faça.
Prosseguiremos na próxima semana.

SIGA-NOS NO Google News