Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

20/03/2008 08:16

Alcides Silva: Língua portuguesa, inculta e bela!

Páscoa, pascoela
A palavra Páscoa veio do aramaico pashã, (hebráico pesah; grego páska) e chegou até nós pelo latim pascha, ae. O sentido original de pashã é nebuloso: para alguns pásah significaria claudicar, saltar e era uma dança cultual – ‘mancar com as duas pernas’ - (1Rs. 18,21); para outros, a palavra era relacionada com a passagem do sol pela constelação de áries, o ponto vernal, e uma comemoração dos pastores nômades da mudança de estação (daí, a palavra pascùa significar em latim pastagens, prado); para outros mais, celebrações em memória do êxodo, a fuga dos hebreus do Egito (Ex. 12,42). Todas, porém, realizadas na primeira lua cheia da primavera (hemisfério norte), ou a primeira lua cheia do outono (hemisfério sul).
A páscoa judaica, a festa mais importante do calendário hebraico, foi instituída para comemorar a passagem do anjo que exterminou os primogênitos – pessoa ou animal – dos egípcios. Durante sete dias, o trabalho era proibido, comia-se pães ázimos e imolava-se um cordeiro macho. Comemoravam-na não só os judeus, mas também os estrangeiros que, pela circuncisão, se agregassem ao povo de Israel.
Os cristãos celebram nela a Ressurreição de Jesus Cristo. Foi na ceia pascal anterior ao seu suplício e morte na cruz, que Ele instituiu o sacramento da Eucaristia, quando: “tomou um pão e, tendo pronunciado a bênção, o partiu, distribuiu aos discípulos, e disse: “Tomem e comam, isto é o meu corpo”(Mt. 26,28). Por isso, Cristo, no ritual da missa, antes da comunhão, é chamado de “Cordeiro de Deus”- Agnus Dei.
A Páscoa não tem data fixa no calendário gregoriano. Também não o tinha nos demais. Ocorre no domingo da primeira lua cheia após o equinócio de março (igual duração do dia e da noite, normalmente dia 21), que marca o começo da Primavera no Velho Mundo (Outono, nas Américas). Antigamente a primavera (printemps, em francês, spring = nascer, em inglês) era tida como início do ano.
Os ovos de páscoa – que a lenda diz serem postos pelo coelho pascal – constituem vestígios dos antigos ritos da fertilidade – tanto o coelho como o ovo a simboliza desde os rituais pré-mosaico – representada pelo renascer das pastagens logo ao início da primavera no hemisfério norte. Antigamente, eram ovos de verdade, de aves, pintados com a simbologia da opulência e da fartura; preferencialmente, eram os primeiros colhidos na nova estação: hoje, são guloseimas de chocolate, muitos com recheios de balas e bombons, outros com presentes infantis.
O domingo posterior à Páscoa (Domingo da Oitava da Páscoa) é denominado de Pascoela (isto é, pequena páscoa); antigamente era chamado de Quasímodo, palavras iniciais do ‘Intróito’ da missa desse dia: “Quasi modo geniti infantes: alleluia... (“Como recém-nascidos, aleluia, desejai sinceramente o leite [espiritual], aleluia, aleluia, aleluia”).
Na linguagem popular quasímodo é o indivíduo monstruoso, mostrengo, muito feio, disforme. Isso porque, esse o nome que o notável escritor francês Victor Hugo deu ao seu horrendo corcunda, porém famoso personagem de um dos mais célebres romances universais, “Notre-Dame de Paris”.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)