Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

20/01/2011 15:09

Alcides Silva: Língua portuguesa, inculta e bela

Alcides Silva

Férias
Na antiga civilização romana havia um dia de repouso em honra aos deuses-lares. Os povos antigos cultuavam seus mortos, divinizando-os. Como aquele dia era de oferendas aos antepassados e elas eram levadas ao altar doméstico em uma padiola (em latim feretrum), esse dia de repouso passou a ser chamado de feriae ou feriatus (= o que está em descanso). De dia de descanso, o feriatus evoluiu para dia de festas, quando a população comemorava, inicialmente, as vitórias bélicas e depois, qualquer conquista ou acontecimento importante.
Nesses dias de festas, povo na rua, era comum os mercadores irem à praça pública vender suas mercadorias. E a féria, de significação religiosa, virou feira, de conotação comercial. Daí féria significar, também, no sentido mercantil, o dinheiro das vendas realizadas em um dia ou em determinado período.
Os romanos davam aos dias nomes de deuses mitológicos (astros divinizados): Dies Solis, Dies Lunae, Dies Martis, Dies Mercuri, Dies Iovis, Dies Veneris, Dies Saturni.
Ao depois, no século III da era cristã, o imperador Constantino, com a reforma do calendário, acrescentou o nome feria (pronúncia com o e aberto): Prima feria, secunda feria, tertia feria, quarta feria, quinta feria, sexta feria e septima feria. No século seguinte, o prima feria foi substituído por Dominicus dies (dia do Senhor) e o septima feria, por Sabbatu, porque nesse dia, então considerado o último da semana, os primeiros judeus cristãos se reuniam para orar. Sabbatu deriva do hebraico shabāt, que significa \"descanso,\" \"cessação,\" ou \"interrupção\" e é o sétimo dia da semana dedicado à oração e ao descanso, relembrando o sétimo dia original da semana no qual Deus descansou após os seis dias de Criação do universo (Gênesis 2:1-3), que culminou com a criaçao do homem e depois disto do dia de sabado que tambem santificou, tendo prescrito sua guarda no quarto mandamento da Lei de Deus, como relatado em Exodo 20.
Em sueco e dinamarques sábado é o Lördag, dia do banho.
Venícius de Moraes poetou o sábado, no delicioso poema “O Dia da Criação”, que assim termina: ” ... o Senhor cismou em não descansar no Sexto Dia e sim no Sétimo /E para não ficar com as vastas mãos abanando / Resolveu fazer o homem à sua imagem e semelhança / Possivelmente, isto é, muito provavelmente / Porque era sábado.”
A língua portuguesa foi a única a manter a palavra feira nos nomes dos dias da semana. Por metátese, o ‘féria’ do secunda à sexta passou a ser feira.
O espanhol, o italiano, e o francês, línguas românicas, conservam, ainda, vernaculizados, os nomes primitivos, de evocação aos astros que seriam deuses mitológicos: Lunae, Martus, Mercuri, Ioves e Veneris.
Na língua inglesa e na maioria das do grupo germânico, os nomes dos dias da semana, também conservam a antiga significação mitológica: Sunday (sun= sol + day= dia); Monday (moon=lua); Tuesday (Tiu’s day) Tiu, deus germânico da guerra, correspondente a Marte, deus da guerra romano; Wednesday (Woden’s day) Woden, deus anglossaxão, equivalente ao germânico Odin, correspondente a Mercúrio; Thursday (Thor’s day) Thor, deus germânico do trovão, correspondente a Júpiter (Iovis); Friday (Freya’s day) Freia, deusa da mitologia germânica, correspondente a Vênus (dies Veneris, dia de Vênus); Saturday (Saturn’s day) (dies Saturni).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)