Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

19/12/2007 15:07

Alcides Silva: Língua portuguesa, inculta e bela!

Alcides Silva


Falas de Natal
Tempo de festas de fim de ano, de amigo-secreto, de compra de presentes e lembranças, difícil o cidadão que não fica com as reservas raspadas. Como se diz popularmente: liso e leso .
O “liso” desse dístico não é aquilo que não tem aspereza, pregas ou rugas, que é plano, macio ou acetinado, aquele que é sincero ou amável, nem tampouco o correto ou inatacável, mas o pronto, o duro, o sem dinheiro, o desprevenido, o quebrado, o “durangokid”. De origem obscura, o Houaiss diz que “o vocábulo é comum às línguas ibéricas”.
O “leso” tem origem latina. Particípio passado de laedère (ferir, prejudicar). laesus significa ferido, danificado, prejudicado, estragado, lesado.
Como para obter dinheiro, em tese, é necessário que a pessoa esteja com saúde, ‘inteira’, ‘ileso’ (normalmente, o dinheiro vem do trabalho), a expressão liso e leso tem assim o significado de não possuir recursos financeiros e nem estar em condições de obtê-los.
O Aurélio Séc.XXI registra a expressão liso, leso e louco, aquele que está “em péssima situação financeira; a nenhum”.
O adjetivo leso varia de número e de gênero para acompanhar o substantivo: lesa-pátria (lesas-pátrias), lesa-gramática (lesas-gramáticas), lesa-ortografia (lesas-ortografias), lesa-majestade (lesas-majestades). Se o substantivo for masculino, o adjetivo permanece nesse mesmo gênero: leso-patriotismo, lesos-patriotismos.
O termo leso tem diversas significações e como substantivo é aquele que é ou age como doido; amalucado, desequilibrado. Pode também ser sinônimo de “aloprado”, como Lula denominou seus companheiros que se meteram na construção de um dossiê contra José Serra, na eleição de 2006. Foram os lesas-política daquele pleito.
Os amigos confraternizam-se no final do ano
Não. Os amigos realizam festas de confraternização, mas não se confraternizam, porque a idéia de reciprocidade, de permuta já está contida no prefixo con. Para a grande maioria dos gramáticos, o verbo confraternizar não tem a forma pronominal: Os jogadores do Santos confraternizaram com a torcida.
O “Aurélio Século XXI”, em posição escoteira, o registra, também, como verbo pronominal, na acepção de ‘tratar fraternalmente; demonstrar respeito ou carinho’.
Esse verbo (con + fraternizar) significa unir como irmãos, congregar fraternalmente, irmanar.
Feliz ano novo
Essa expressão tão comum, analisada à luz da gramática, contém um pequenino erro. A ordem dos termos na oração é importante. Em “Feliz ano novo” não se sabe em até que parte do ano valem os votos de felicidade. Se alterarmos a ordem de colocação das palavras na frase e dissermos “Feliz novo ano”, os votos valerão para o ano todo.
Em face de isso, queridos leitores, Feliz Natal e Próspero Novo Ano. E até 2008, se Deus nos permitir.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)