Cassilândia, Terça-feira, 26 de Março de 2019

Últimas Notícias

19/10/2007 06:44

Alcides Silva: Língua portuguesa, inculta e bela!

Alcides Silva

Partícula apassivadora

Depois de reduzir a taxa Selic por 18 encontros seguidos, na quarta-feira (17) o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) decidiu mantê-la em 11,25% ao ano pelas próximas seis semanas, não diminuindo, assim, a taxa oficial dos juros.
Verifique: O governo não diminuiu a taxa dos juros;
A taxa dos juros não foi diminuída pelo governo.
Na primeira oração, o sujeito ‘governo’ pratica ação: é o agente (sujeito agente); na segunda frase, o sujeito ‘juros’ não pratica a ação verbal, mas a recebe: é o paciente (sujeito paciente).
A voz de um verbo é determinada pelo caráter ativo ou passivo do sujeito:
Sujeito agente (voz ativa): O comércio espera boas vendas no fim do ano.
Sujeito paciente (voz passiva): Boas vendas são esperadas pelo comércio no fim do ano.
A voz passiva pode apresentar-se de duas formas:
Passiva analítica (com locuções verbais, isto é, verbo auxiliar mais particípio): O voto A taxa dos juros não foi diminuída;
Passiva sintética (com o pronome apassivador se ) A taxa dos juros se mantém estável
Emprega-se o pronome apassivador se em duas situações: 1º- quando o sujeito for um ente inanimado e, conseqüentemente, incapaz de praticar a ação verbal; 2º- quando o sentido da oração mostrar que o sujeito é apenas paciente.
Na oração Alugam-se ranchos à beira do Lago, o sujeito ‘ranchos’ é inanimado e incapaz de praticar a ação indicada pelo verbo. Igualmente, dentre outros, em Vendem-se casas e Consertam-se móveis.
É sabido que estando o sujeito no plural, o verbo também irá para o plural. Assim ão é correto dizer-se aluga-se ranchos (pois, ranchos –sujeito plural, exige verbo no plural: são alugados), vende-se casas (casas são vendidas), conserta-se móveis (móveis são consertados).
Além dessa função apassivadora, o pronome se pode exercer na oração outras funções e indicar:
a- reflexibilidade acentuada, aliás, uma das principais funções desse pronome, que indicar que o sujeito é, ao mesmo tempo, agente e paciente da ação indicada pelo verbo: O menino feriu-se soltando pipas;
b- reflexibilidade atenuada, quando acompanha verbos nominais essenciais: Queixou-se de ter lutado em vão. O se perde o valor real de objeto direto, exercendo essa função de modo aparente. No exemplo, o se não indica propriamente a ação verbal sobre o sujeito. Mas uma ação que fica no sujeito sem passar para um objeto. No exemplo, o se indica reflexibilidade por força do próprio verbo e não em virtude do sujeito;
c- reciprocidade, quando o pronome se, numa oração de sujeito composto, indica correspondência de ação: Romeu e Julieta amaram-se ardorosamente – Eles odeiam-se de ódio mortal
d- impessoalidade, quando,. na oração, o verbo não tem sujeito determinado: Perde-se horas a fio nas filas do SUS.
Uma observação importante: em português, verbos que pedem preposição não admitem voz passiva. Assim, na frase Precisa-se de operários o verbo fica no singular, porque o sujeito do verbo precisar não é operário. Quem precisa, precisa de alguma coisa (objeto indireto). Operários, no exemplo dado, é complemento (objeto indireto) do verbo precisar.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 26 de Março de 2019
Segunda, 25 de Março de 2019
18:26
Chapadão do Sul, Costa Rica, Água Clara e Paraiso das Águas
09:00
Santo do dia
Domingo, 24 de Março de 2019
18:03
Cassilândia
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)