Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Alcides Silva: Língua Portuguesa, inculta e bela

Alcides Silva - 18 de agosto de 2011 - 17:04

Pronomes reflexivos

É comum se ver e ouvir-se o emprego dos pronomes si e consigo como se referissem à pessoa com quem se fala ou a quem se está escrevendo: “Aquele valentão vai brigar consigo” – “Disseram-me que a moça andou consigo o dia todo” – “Seu pai comprou um lápis para si”.
Essas variantes reflexivas do pronome se só podem aparecer quando se referirem ao sujeito da oração. No primeiro exemplo, o sentido da frase como está escrita, é que o valentão (sujeito da oração) quer brigar com ele mesmo. No segundo, é a moça que andou com ela mesma. E no último exemplo, o lápis foi comprado para uso do próprio pai e não para o filho.
Em bom português aquelas frases são escritas (ou faladas) assim: “Aquele valentão vai brigar com você” (ou senhor) – “Disseram-me que a moça andou com você o dia todo” – “Seu pai comprou-lhe um lápis”.
Jamais escreva ou diga: “Quero ficar consigo”, “Irei consigo” “Não me referi a si”. Troque o consigo ou o si por você, ou por senhor ou senhora e tudo ficará corretíssimo.
Os pronomes se, si e consigo são reflexivos, isto é, indicam que o sujeito pratica e recebe a ação expressa pelo verbo: Ele feriu-se ao cair - Ela só fala de si - Trazia consigo a arma do crime. São, portanto, os que expressam igualdade entre o sujeito e o ob jeto da ação.
Os pronomes reflexivos, embora também apontem para o sujeito da oração, exercem sempre a função de complemento verbal (objeto direto ou indireto). Por esse motivo são associados aos pronomes pessoais do caso oblíquo, herdando as características desses:
1ª pessoa do singular (eu): me
2ª pessoa do singular (tu): ti
3ª pessoa do singular (ele, ela):se, si, consigo
1ª pessoa do plural (nós): nos
2ª pessoa do plural (vós): vos
3ª pessoa do plural (eles, elas): se, si, consigo
Com exceção das terceiras pessoas do singular e plural, as demais formas dos pronomes reflexivos repetem as formas do pronome oblíquo átono. Como os pronomes átonos são fracos quanto à acentuação, há determinadas formas e posições fixas para eles na oração.
A forma contraída dos pronomes reflexivo (consigo) é obrigatória na construção dos pronomes de 3ª pessoas do singular e do plural. Essa forma contraída frequentemente exerce a função de adjunto adverbial de companhia.
Os pronomes reflexivos (me, te, se, nos e etc.) possuem uma forma especial para cada pessoa verbal. Não posso dizer “Vou se trocar de roupa”, mas “Vou me trocar de roupa”.

SIGA-NOS NO Google News