Cassilândia, Domingo, 28 de Maio de 2017

Últimas Notícias

17/09/2004 16:52

Alcides Silva: Língua portuguesa, inculta e bela!

Alcides Silva/O Jornal de Santa Fé do Sul

Mal – Mau
“Maltratar é infligir maus tratos”, segundo você lê no Aurélio e aí fica-lhe a dúvida: quando é mal e quando é mau?
1 – Mau (adjetivo, do latim malus) é o contrário de bom (também adjetivo, do latim bonus): É um mau aluno (É um bom aluno) – Esse é o lado mau da vida moderna (Esse é o lado bom...) – Se mau humor não o leva a nada (Seu bom humor...) – São más as notícias que vêm de lá (São boas as notícias...) – Artigo de má qualidade (Produto de boa qualidade) – Ele tem má fama (Bom nome).
2 – Mal (advérbio, do latim malum) é o contrário de bem (também advérbio, do latim bene): Ele está mal vestido (Ela está bem vestida).
3 – Mal, como substantivo singular, significando doença, problema, defeito, prejuízo: Aquele mal é incurável – Não há bem que sempre dure e mal que não tenha fim – seu mal é comentar o passado – Fulano teve um ligeiro mal-estar.
4 – Como substantivo composto, com significações distintas: Malmequer (mal+pronome oblíquo me + a 3ª pessoa do presente do indicativo do verbo querer) Bem-me-quer (Com hífen, pois assim o requer a pronúncia).Malmequer (= detestar) Bem-querer (=amar).
5 – Quando advérbio será sempre mal (do latim male): O que ele ganha mal dá para pagar o armazém – Seu estado de saúde é muito mal.
6 – Como conjunção temporal, significando logo que, apenas, assim que, quando: Mal saí de casa, começou a chover (Logo que saí de casa...; assim que saí...; quando saí..; apenas saí...)
7 – Mais bem – Mais mal – Melhor – Pior Ele é o mais bem vestido dos presentes – Aquele é o mais mal acabado dos vestidos. Ele é o que está melhor vestido dos presentes – Aquele vestido é o pior.
Melhor e pior servem de comparativo dos adjetivos bom e mau e dos advérbios bem e mal. Explica Napoleão Mendes de Almeida: “Há quem sempre escreve melhor informado, melhor acabado, etc., mas razões não há que fundamentem esse invariável proceder; pode-se, perfeitamente, dizer: mais bem informado, mais bem acabado, podendo-se de igual maneira dizer mais mal feito, mais mal escrito em vez de pior feito, pior escrito”.
Muitas vezes as formas analíticas (mais bem e mais mal) são muito mais harmoniosas e expressivas que as formas sintéticas (melhor e pior): Ele é o mais bem vestido e o melhor dos alunos; aquele é o pior dos panos e o mais mal acabado dos vestidos.
Uma regrinha simples: junto a verbos, forma sintética (escrevo melhor; dormi pior); antes de adjetivo, forma analítica (Ela, agora, está muito mais mal falada que antes; foram os dias mais bem vividos que já passei).
Observação final – Nunca escreva ou diga – nem por brincadeira – “mais pior”, “mais melhor”, “mais maior”, ou “mais menor” porque pior, melhor, maior e menor são adjetivos comparativos de superioridade e já exprimem, como comparativo, o grau máximo do vocábulo.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 28 de Maio de 2017
Sábado, 27 de Maio de 2017
10:00
Receita do Dia
Sexta, 26 de Maio de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)