Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

17/09/2004 16:52

Alcides Silva: Língua portuguesa, inculta e bela!

Alcides Silva/O Jornal de Santa Fé do Sul

Mal – Mau
“Maltratar é infligir maus tratos”, segundo você lê no Aurélio e aí fica-lhe a dúvida: quando é mal e quando é mau?
1 – Mau (adjetivo, do latim malus) é o contrário de bom (também adjetivo, do latim bonus): É um mau aluno (É um bom aluno) – Esse é o lado mau da vida moderna (Esse é o lado bom...) – Se mau humor não o leva a nada (Seu bom humor...) – São más as notícias que vêm de lá (São boas as notícias...) – Artigo de má qualidade (Produto de boa qualidade) – Ele tem má fama (Bom nome).
2 – Mal (advérbio, do latim malum) é o contrário de bem (também advérbio, do latim bene): Ele está mal vestido (Ela está bem vestida).
3 – Mal, como substantivo singular, significando doença, problema, defeito, prejuízo: Aquele mal é incurável – Não há bem que sempre dure e mal que não tenha fim – seu mal é comentar o passado – Fulano teve um ligeiro mal-estar.
4 – Como substantivo composto, com significações distintas: Malmequer (mal+pronome oblíquo me + a 3ª pessoa do presente do indicativo do verbo querer) Bem-me-quer (Com hífen, pois assim o requer a pronúncia).Malmequer (= detestar) Bem-querer (=amar).
5 – Quando advérbio será sempre mal (do latim male): O que ele ganha mal dá para pagar o armazém – Seu estado de saúde é muito mal.
6 – Como conjunção temporal, significando logo que, apenas, assim que, quando: Mal saí de casa, começou a chover (Logo que saí de casa...; assim que saí...; quando saí..; apenas saí...)
7 – Mais bem – Mais mal – Melhor – Pior Ele é o mais bem vestido dos presentes – Aquele é o mais mal acabado dos vestidos. Ele é o que está melhor vestido dos presentes – Aquele vestido é o pior.
Melhor e pior servem de comparativo dos adjetivos bom e mau e dos advérbios bem e mal. Explica Napoleão Mendes de Almeida: “Há quem sempre escreve melhor informado, melhor acabado, etc., mas razões não há que fundamentem esse invariável proceder; pode-se, perfeitamente, dizer: mais bem informado, mais bem acabado, podendo-se de igual maneira dizer mais mal feito, mais mal escrito em vez de pior feito, pior escrito”.
Muitas vezes as formas analíticas (mais bem e mais mal) são muito mais harmoniosas e expressivas que as formas sintéticas (melhor e pior): Ele é o mais bem vestido e o melhor dos alunos; aquele é o pior dos panos e o mais mal acabado dos vestidos.
Uma regrinha simples: junto a verbos, forma sintética (escrevo melhor; dormi pior); antes de adjetivo, forma analítica (Ela, agora, está muito mais mal falada que antes; foram os dias mais bem vividos que já passei).
Observação final – Nunca escreva ou diga – nem por brincadeira – “mais pior”, “mais melhor”, “mais maior”, ou “mais menor” porque pior, melhor, maior e menor são adjetivos comparativos de superioridade e já exprimem, como comparativo, o grau máximo do vocábulo.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)