Cassilândia, Domingo, 19 de Fevereiro de 2017

Últimas Notícias

16/08/2012 18:09

Alcides Silva: Língua Portuguesa, inculta e bela

Alcides Silva

‘Hᔠou ‘A’

Quase sempre nos surge a dúvida se o fonema ‘a’ que vamos usar tem ou não agá. Se é a ou há. Se é verbo (com “h”) ou preposição. Vejamos nos exemplos abaixo:
1º - Há três anos que ela mora a três quadras do centro
A frase contém, propositalmente, duas palavras homófonas (do grego homós = semelhante + phoné = voz), isto é, palavras que são pronunciadas de modo idêntico, mas diferem pelo sentido. No caso, a terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo haver e a preposição a. Ambas têm o mesmo som, são foneticamente idênticas, porém, de grafia diferente e significados totalmente diversos.
Há, com h, de haver, verbo impessoal com o significado de fazer, sempre indica uma noção de tempo (passado) e pode ser substituído por faz: Faz três anos que ela mora aqui – Há (faz) cinco meses que ele está doente – Tivemos há (faz) dias a agradável surpresa.
O a preposição, na frase do exemplo, indica distância ou tempo futuro: O socorro chegou a tempo de salvar a vítima. – Ele se aposentará daqui a dois anos. Ela expressa ainda, conforme registra Michaelis, as seguintes relações: 1 – contigüidade ao espaço (Camisa colada ao corpo); 2 – direção no espaço (Viajar ao norte); 3 – distância no espaço (Ponte estreita a 200 metros); 4 – interioridade (Galinha ao molho pardo); 5 – posição inferior (Deitado à sombra da árvore); 6 – através do espaço (Olhar à janela); 7 – posição superior (Chapeu à cabeça); 8 – duração no tempo (Às 2 horas); 9 – tempo futuro (Competição a realizar-se amanhã); 10 – idade (Aos 90 anos); 11 – seqüência [no espaço ou no tempo] (Linha a linha – Ano a ano); 12 – referência (Invulnerável aos perigos da vida); 13 - casualidade (Galho curvo ao peso dos frutos); 14 – valor numérico (Arroz a 4 reais o quilo); 15 – modo (Sol a pino); 16 – transformação (Passar a ter fama).
2º - Há muito tempo atrás
Errado dizer ou escrever “Há muito tempo atrás”, porque, como já se disse, o verbo haver, impessoal, com o significado de fazer sempre indica uma noção de tempo passado. Assim, é um pleonasmo (repetição desnecessária de palavras ou idéias que tenham o mesmo sentido) ou redundância, como o são os comuns entrar para dentro – sair para fora – subir para cima- descer para baixo. O ”Eu nasci há dez mil anos atrás”, delicioso rock-balada de Raul Seixas e Paulo Coelho não está conforme a língua padrão. O correto seria ‘eu nasci há dez mil anos’ ou ‘eu nasci tempos atrás’.
3º - A cerca de duas semanas falamos acerca dele
“A cerca de” com os elementos separados é uma locução prepositiva que significa perto de, próximo de, junto de, aproximadamente. O ‘a’ dessa frase é uma preposição que, no exemplo, expressa um referencial de duração no tempo. A preposição aparecerá quando exigida ou por alguma palavra (Isso foi dito a cerca de duzentas pessoas), ou pela natureza do complemento (A cerca de cem metros da praça há um ponto de ônibus) – (A cerca de 500 metros da sede da fazenda os sem-terra montaram acampamento).
“Acerca de” como o a inicial ligado, é um advérbio e significa sobre, a respeito de, quanto a, relativamente a: Falar acerca de algo.
Caldas Aulete, e quem explica é Napoleão Mendes de Almeida, chega a distinguir duas situações diversas. Usa-se “acerca de um assunto” – quando dele se trata a fundo, demoradamente; e emprega-se “sobre um assunto” – quando tratado superficialmente, ao redor, sem muitos detalhes: Falaram sobre você (citaram–lhe o nome, você foi lembrado) – Falaram acerca de você (= trataram de você; você foi muito falado).
4º - Há cerca de
A frase é usada como significado de aproximadamente, perto de, desde mais ou menos. Aqui também a locução prepositiva é cerca de e o há é verbo haver, impessoalmente empregado (Estive acamado há cerca de duas semanas).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 19 de Fevereiro de 2017
Sábado, 18 de Fevereiro de 2017
Sexta, 17 de Fevereiro de 2017
20:33
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)