Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

16/08/2012 18:09

Alcides Silva: Língua Portuguesa, inculta e bela

Alcides Silva

‘Hᔠou ‘A’

Quase sempre nos surge a dúvida se o fonema ‘a’ que vamos usar tem ou não agá. Se é a ou há. Se é verbo (com “h”) ou preposição. Vejamos nos exemplos abaixo:
1º - Há três anos que ela mora a três quadras do centro
A frase contém, propositalmente, duas palavras homófonas (do grego homós = semelhante + phoné = voz), isto é, palavras que são pronunciadas de modo idêntico, mas diferem pelo sentido. No caso, a terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo haver e a preposição a. Ambas têm o mesmo som, são foneticamente idênticas, porém, de grafia diferente e significados totalmente diversos.
Há, com h, de haver, verbo impessoal com o significado de fazer, sempre indica uma noção de tempo (passado) e pode ser substituído por faz: Faz três anos que ela mora aqui – Há (faz) cinco meses que ele está doente – Tivemos há (faz) dias a agradável surpresa.
O a preposição, na frase do exemplo, indica distância ou tempo futuro: O socorro chegou a tempo de salvar a vítima. – Ele se aposentará daqui a dois anos. Ela expressa ainda, conforme registra Michaelis, as seguintes relações: 1 – contigüidade ao espaço (Camisa colada ao corpo); 2 – direção no espaço (Viajar ao norte); 3 – distância no espaço (Ponte estreita a 200 metros); 4 – interioridade (Galinha ao molho pardo); 5 – posição inferior (Deitado à sombra da árvore); 6 – através do espaço (Olhar à janela); 7 – posição superior (Chapeu à cabeça); 8 – duração no tempo (Às 2 horas); 9 – tempo futuro (Competição a realizar-se amanhã); 10 – idade (Aos 90 anos); 11 – seqüência [no espaço ou no tempo] (Linha a linha – Ano a ano); 12 – referência (Invulnerável aos perigos da vida); 13 - casualidade (Galho curvo ao peso dos frutos); 14 – valor numérico (Arroz a 4 reais o quilo); 15 – modo (Sol a pino); 16 – transformação (Passar a ter fama).
2º - Há muito tempo atrás
Errado dizer ou escrever “Há muito tempo atrás”, porque, como já se disse, o verbo haver, impessoal, com o significado de fazer sempre indica uma noção de tempo passado. Assim, é um pleonasmo (repetição desnecessária de palavras ou idéias que tenham o mesmo sentido) ou redundância, como o são os comuns entrar para dentro – sair para fora – subir para cima- descer para baixo. O ”Eu nasci há dez mil anos atrás”, delicioso rock-balada de Raul Seixas e Paulo Coelho não está conforme a língua padrão. O correto seria ‘eu nasci há dez mil anos’ ou ‘eu nasci tempos atrás’.
3º - A cerca de duas semanas falamos acerca dele
“A cerca de” com os elementos separados é uma locução prepositiva que significa perto de, próximo de, junto de, aproximadamente. O ‘a’ dessa frase é uma preposição que, no exemplo, expressa um referencial de duração no tempo. A preposição aparecerá quando exigida ou por alguma palavra (Isso foi dito a cerca de duzentas pessoas), ou pela natureza do complemento (A cerca de cem metros da praça há um ponto de ônibus) – (A cerca de 500 metros da sede da fazenda os sem-terra montaram acampamento).
“Acerca de” como o a inicial ligado, é um advérbio e significa sobre, a respeito de, quanto a, relativamente a: Falar acerca de algo.
Caldas Aulete, e quem explica é Napoleão Mendes de Almeida, chega a distinguir duas situações diversas. Usa-se “acerca de um assunto” – quando dele se trata a fundo, demoradamente; e emprega-se “sobre um assunto” – quando tratado superficialmente, ao redor, sem muitos detalhes: Falaram sobre você (citaram–lhe o nome, você foi lembrado) – Falaram acerca de você (= trataram de você; você foi muito falado).
4º - Há cerca de
A frase é usada como significado de aproximadamente, perto de, desde mais ou menos. Aqui também a locução prepositiva é cerca de e o há é verbo haver, impessoalmente empregado (Estive acamado há cerca de duas semanas).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)